Construir um treinamento corporativo é imprescindível para que muitos problemas de sua empresas possam ser sanados. Mas não é simplesmente motivando sua equipe com algum tipo de frase de efeito que isso fará diferença, é preciso construir um treinamento eficiente par que funcione.

O ponto principal de todo treinamento corporativo passa, justamente, pelo compartilhamento de conhecimento. É preciso nivelar pelo alto sua equipe e todas as ferramentas e possibilidades que eles têm em mãos.

Um dos problemas que muita gente tem é não conseguir tirar de dentro de seu próprio organismo corporativo alguém capaz de ministrar esse ensinamento, o que obriga muitas empresas a buscarem a terceirização desse tipo de treinamento. Quem vem de fora, quase sempre não consegue entender as reais necessidades daquele empresa, pelo menos não do jeito que quem está dentro consegue enxergar.

Por isso é tão importante entender como criar um treinamento corporativo e fazer com que isso venha de dentro da empresa, com gente que entende o cenário onde está inserido, assim como saiba que demandas sua empresa tem.

Treinamento corporativo deve solucionar problemas

E um dos principais erros que as empresas continuam cometendo é não conseguir entender que, diante de uma palestra, sua equipe precisa ser encarada como uma audiência. Sua atenção precisa ser chamada e ele precisa ficar sempre interessado por aquilo. Não adianta mais encher suas cabeças de regras e números. É preciso convencê-los.

Uma das novas possibilidades que o século XXI trouxe com ele é a multiplataforma. Não adianta obrigar sua equipe a participar de um curso simples e quadrado, com todos sentados em um grande auditório escutando alguém falar por algumas horas. É óbvio que isso funciona também, mas depender só disso é um tiro no pé.

Pense em criar uma plataforma onde o conteúdo da palestra possa ser, não só expandido, como ainda disponibilizado a qualquer hora. Deixe que sua equipe encontre, cada um, seu melhor horário para seu treinamento.

E não fique preso ao vídeo, aposte em textos, animações, podcasts e entrevistas. Encare sua equipe como um público, e todo público quer ter opções.

Aposte no dinamismo e veja seu alcance ser maior ainda. As pessoas gostam de material rápido e objetivo, quando tudo isso funciona, o engajamento é sempre mais completo e eficiente.

Como construir um treinamento corporativo que funciona!

Como criar treinamentos corporativos

A primeira etapa que você deve pensar na hora de criar seu treinamento corporativo é lembrar das aulas de redação, tudo tem que ter um começo, um meio e um fim.

Se você quer passar um ensinamento ou preparar sua equipe para uma situação específica, primeiro de tudo você deve apresentar essa ideia, fazer com que todos entendam exatamente sobre o que se está sendo falado. O passo seguinte é demonstrar que aquilo ali tem uma solução e desenvolver essa possibilidade. Por fim, lógico, você irá chegar a uma conclusão.

Lembre que esse esquema precisa estar presente em todo e qualquer material. Um vídeo pequeno precisa estar bem organizado, assim como uma palestra maior. Com isso em mente, todo o resto é bem mais fácil de planejar.

Existem meios de facilitar essa construção, como técnicas de storytelling, assim como ir dar uma estudada na boa e velha Jornada do Herói. Mas com começo, meio e fim, é muito difícil que algo dê errado.

Fora isso, o mais importante é que você não enrole sua audiência. Foque naquilo que importa e não enrole. Um vídeo que vai direto ao assunto, por exemplo, faz com que sua audiência perca menos a atenção.

O que é necessário é a única coisa que importa, o que vem fora disso é, quase sempre, você enchendo linguiça.

Por fim, com todo material pronto, não perca a chance de treinar. Ligue uma câmera e grave tudo aquilo que vai falar, edite, corte, acrescente, se acostume com o material. Grave de novo e melhore.

Construir um treinamento corporativo é algo que precisa ser treinado à exaustão, afinal, boa parte do destino de sua empresa pode depender do seu sucesso. Entretanto, acredite, a responsabilidade pode ser enorme, mas os resultados são sempre incríveis.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<