Eu sei que parece complicado, mas presta muita atenção no que vou falar agora: treinamento motivacional não existe. Afinal, um treinamento deve TREINAR as pessoas para algo. Mas, ao mesmo tempo, todo treinamento é motivacional. Complicado, né? Nem tanto…
Quando você cria um treinamento para sua equipe, não basta escolher meia dúzia de frases motivacionais e ferramentas que empurrem sua equipe. É preciso ter conteúdo! Existe uma necessidade de que algo seja ensinado e experiências sejam passadas. Os participantes precisam sair dali com a impressão de serem novos profissionais.
E, quando isso acontece, quando essa equipe se descobre mais preparada e pronta para uma produtividade maior, o funcionário, então, se sente motivado e pronto para derrubar qualquer barreira.
Entendeu? Não é motivacional, mas é.
Esqueça o treinamento motivacional, mas motive no treinamento!
E isso fica mais fácil de entender ainda quando o treinamento atinge setores como o atendimento. Lugares nos quais uma simples mudança de atitude dá resultados enormes e em curto prazo. Um treinamento de atendimento ao cliente deve motivar os funcionários, por exemplo.
O segredo disso passa por conseguir encontrar os detalhes que faltam para aquela equipe ser melhor do que era antes. Como se você encontrasse esse segredo que transformará a vida profissional dessas pessoas.
E o conhecimento desse tipo de ferramenta pode fazer com que sua equipe se torne mais motivada, afinal, tem mais capacidade para cumprir suas funções e faz com que sua produtividade se torne o combustível para voos mais altos e melhores, assim como maiores realizações. Mesmo que seja ainda na mesma função.
Eficácia e efetividade estão sempre ligadas a uma equipe bem treinada e motivada, já que a obstinação vem do quanto essa equipe está bem com aquilo que está sendo feito e com o quanto essas pessoas estão à vontade com suas funções.
Para muitos especialistas, um desses segredos está na rotina. Um dia-a-dia empresarial onde cada função, objetivo e capacidade é muito bem montado e toda equipe sabe muito bem o que fazer, como fazer e quando fazer.
Como uma receita onde todos ingredientes estão muito bem medidos e o cozinheiro segue à risca tudo que tem que ser feito, com tudo isso, o resultado é quase sempre uma delícia.
Como fazer, então, um treinamento que motiva?
Para tudo isso dar certo, um dos passos mais importantes é que o treinamento venha de alguém que conheça o cenário e consiga identificar as demandas, defeitos e qualidades de cada um. É essa pessoa que deve entender esse treinamento e ajudar na hora de ministrá-lo, como ainda precisa ser o responsável pela motivação.
O objetivo desse treinamento deve refletir um jeito de ajustar as falhas nessa rotina e de encontrar a origem das falhas na hora das realizações. Se existe uma falta de empenho ou algum problema na equipe, é esse líder que deve encontrar uma solução e encaixar isso no treinamento.
E quanto mais esse indivíduo conhecer a equipe e cada um dos integrantes, mais fácil conseguirá, por exemplo, identificar falhas movidas por fatores externos e pontos fortes que podem ser valorizados.
O resto é forma. É preciso entender o objetivo do treinamento e qual sua duração, encaixa-lo dentro da rotina e encontrar qual a metodologia que ele pede. Sobre tudo isso, ainda é importante ter a consciência de que a teoria, quando usada sem a capacitação e a experiência se torna desperdiçada.
Um treinamento eficaz encontra o equilíbrio entre a teoria e a prática. Entre aquilo que deve ser ensinado e como aquilo deve ser usado no dia-a-dia.
E quando quem está no dia-a-dia consegue usar esse treinamento como solução para suas falhas e a melhora de sua eficiência, o que era teoria e ensinamento se torna prática. E ver isso dar certo se torna motivação. Uma grande espiral onde tudo acaba sempre levando ao sucesso, tanto da equipe, quanto da empresa.
Exatamente, equipe e empresa estão tão ligadas quanto o treinamento e a motivação. Portanto, conte com isso para que o objetivo principal seja o mesmo de todos: o sucesso!
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