Você pode ter o melhor dos produtos ou serviço, assim como o maior dos investimentos, mas sem o contato direto com seu público, nada dará certo. Por isso, a ideia aqui é mostrar como montar um treinamento de atendimento ao cliente que priorize cada vez mais o relacionamento.

Um bom treinamento pode mudar o destino de uma empresa. Na verdade, pode até resgatar uma empresa do fracasso e fazer com que ela dê a volta por cima. Um bom treinamento traz de volta para os trilhos qualquer trem descarrilhado.

Por isso, não é exagero achar que o maior dos investimentos é sempre aquele feito na capacitação de seus funcionários. Uma equipe melhor preparada representa sempre um aumento de produtividade que faz valer qualquer tipo de investimento.

E eu sei disso, porque tive que aprender na marra.

Como montar um treinamento de atendimento ao cliente

A minha carreira de palestrante nasceu, justamente, de um treinamento. Assim como ele surgiu diante da mais pura necessidade.

Tudo começou quando me vi ainda jovem diante de uma loja com enormes problemas financeiros, um estoque parado e uma equipe de funcionários que não rendia mais o que devia. O problema é que essa loja era o único sustento de minha família inteira e as opções eram sucesso ou sucesso.

Meu primeiro passo foi conseguir entender que uma equipe com uma melhor produtividade, não só tiraria a empresa do vermelho, como renovaria meu estoque e, o mais importante de tudo, passaria a dar lucro. Misturei então minha breve experiência de vendas e de administrador de empresas com a uma série de dicas e ferramentas acumuladas da observação dos melhores vendedores.

Como montar um treinamento de atendimento ao cliente!

A ideia era simples, juntar tudo isso, criar uma espécie de funcionário perfeito e passar essa “forma” para toda equipe. Por um lado, as vendas da loja aumentariam, por outro, a equipe se motivaria, já que sua produtividade se tornaria combustível, não só monetário, como psicológico, já que o sucesso em uma venda é sempre um motivador.

Um time de vendas bem treinado e preparado é, talvez, o alicerce mais importante de uma empresa que almeja o sucesso.

Curso de vendas e atendimento ao cliente

O grande problema desse tipo de treinamento é que inúmeras pesquisas apontam que 90% do impacto dos treinamentos de vendas acaba sumindo depois de três meses. E fazer com que isso não ocorra é a parte mais importante do projeto.

Por isso, muita gente tem certeza que o ponto mais importante para a eficácia desses tipo de treinamento é conhecer bem a empresa, suas demandas e possibilidades. Entender como funciona o dia-a-dia de seus vendedores é imprescindível. Entender o que falta na equipe e o que eles têm de melhor, pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso dessa empreitada.

Aplicar uma fórmula que não se encaixe em sua equipe, pode engessar o atendimento e impedir que a equipe haja por ela mesma e aproveite aquilo que já tem de bom. Um script decorado pode parecer infalível na teoria, mas na prática tudo fica bem mais complicado.

Seu próximo passo deve ser exatamente isso, encontrar a prática dentro dessas situações. Se você pretende mostrar para sua equipe um novo caminho para aumentar sua produtividade, o melhor jeito é demonstrar isso na prática, seja com exemplos concretos ou situações do cotidiano.

Um bom treinamento de pessoal não é refém de um manual de instruções, cada equipe e cada empresa têm suas necessidades. Cada treinamento deve ser único e ser reconhecido por essas pessoas como um momento onde o que está em jogo é seu resultado.

É lógico que o teórico é importante, mas quando ele encontra com a prática e caminha de mãos dadas com ela, tudo fica muito mais claro e todo treinamento resulta em uma transformação sem volta. Um caminho que leva sua empresa para o sucesso. E garanto que isso é o único fator que todos procuram na hora fazer com que seu negócio levante voos mais altos.

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