O sucesso passa pela relevância, influência e manipulação. Se você quer ter sucesso, precisa construir isso. Não existe outro caminho. Mas esse caminho também é construído tijolo por tijolo e produzir conteúdo é o que sustenta isso tudo a longo prazo. Cada conteúdo é um novo tijolo no seu muro de influência. Ou melhor, na sua cadeira de autoridade!
É importante construir uma cadeira e sentar nela. Não adianta querer falar sobre tudo e fingir entender de tudo, sua relevância estará sempre ligada a um assunto específico que você domina e consegue passar para seu público. Uma área que você se destaca e que te permite ser enxergado como uma autoridade. E não adianta buscar uma cadeira vaga. É preciso construir uma que só você tenha. Eu chamo isso de golden chair!
Sua relevância vem dessa sensação de controle de um assunto, dessa cadeira. É preciso se tornar uma referência no mercado e aparecer, mas isso só acontece quando você consegue produzir conteúdo suficientemente relevante para ser conhecido por isso.
Um conteúdo que foge do comum e não se permite repetir fórmulas e clichês cansados, uma produção que vai além da internet e se expande até seu público, principalmente em palestras e eventos. E não se engane, é essa proximidade que mais faz a conversão de seu público. É o caminho mais eficiente para seu sucesso. Foi das palestras que surgiu meu livro Como Manipular e Persuadir Milhares de Pessoas. Mas essa manipulação pode ir muito além!
Seu público busca o conhecimento e você o tem, falta apenas conseguir ligar as duas pontas dessa equação e levar a eles esse conteúdo que eles tanto querem.
O segredo para encontrar sua relevância está na produção do conteúdo e acertar nessa ferramenta depende de entender como descobrir o assunto que seu público busca e como fazer com que esse conteúdo se encaixe nas demandas de todos.
O caminho para você se tornar um verdadeiro guru de seu segmento passa pra produção de conteúdo, portanto, acredite nisso.
O primeiro passo para produzir conteúdo de qualidade
Um dos passos mais importantes da criação de conteúdo é encontrar os temas que atraem seu público. Esse erro comum pode até atrapalhar uma campanha inteira, já que a falha nesse detalhe importante não permite que seu público se ligue a seu conteúdo.
Portanto, não permita nunca que essa busca deixe lado o ponto principal da produção de conteúdo: a criatividade.
Quando você cria uma estratégia de conteúdo, quase sempre o erro passa por esquecer que o marketing é formado por pessoas. Por mais que isso seja construído através de pesquisas através de mecanismos de busca e análise de mercado, nada substitui um bom insight. A solução para isso é, justamente, um brainstorming eficiente e que expanda os temas e interesses ligados à sua campanha. Não é à toa que eu falo no livro sobre a importância de anotar todas as suas ideias.
Não fique nunca preso àquilo que é óbvio, jogue as ideias na mesa e escute quem está ao seu redor. Melhor ainda, procure o feedback de seus clientes. Olhe para dentro de sua empresa e procure nela as possibilidades de assuntos.
Expanda ainda mais a ideia é escute as outras equipes, seja de sua empresa ou de gente ligada a seu ramo de atuação. Talvez as vendas tenham ideias, ou até o atendimento enxergue o que seus clientes querem. Entender o quê o público quer passa por entender o jeito que eles pensam e agem.
Não tenha medo de pensar. É melhor ter uma lista enorme de ideias para cortar boa parte delas e chegar a um denominador comum, do que não ter ideia nenhuma e ter que partir do mais absoluto nada para nem saber onde terá que chegar. Sem contar que uma boa ideia é o primeiro passo para construir um bom conteúdo.
Ideia nunca é demais, criatividade menos ainda, portanto, se quiser encontrar o melhor conteúdo para construir sua relevância, um dos pontos principais é a mistura de ideias criatividade.
Como produzir conteúdo que lhe transforma em guru
Um dos jeitos mais fáceis de encontrar um conteúdo que seja relevante para seu público é, justamente, resolver os problemas deles. Todo mundo tem problemas, portanto, quando você entrega uma solução para eles, quase sempre chama suas atenções.
O segredo talvez esteja quase sempre ligado à ideia de como fazer aquilo. Um bom tutorial é um sucesso eficiente toda vez que alguém busca esse tipo de dúvida. Portanto, expanda essa ideia, esmiúce as dúvidas mais frequentes, produtos e serviços, crie um conteúdo para apresentar cada umas dessas ideias.
Peque pelo excesso, quanto mais você produzir respostas para perguntas comuns e mais apresentar suas ideias e produtos, mais as pessoas irão se ligar a você através do conteúdo que está apresentando.
Não deixe ainda de usar ferramentas da internet que te ajudam a encontrar assuntos que estão na boca do povo, palavras-chave e o que está sendo buscado nos mecanismos de pesquisa. Junte essas informações ao conteúdo que você têm e leva o que você diz para ainda um público maior.
Se você acha que isso te colocará apenas como “mais do mesmo”, o próximo passo é pensar em um jeito de fazer com que o seu conteúdo seja único. Inove e faça diferente. Talvez o segredo esteja na inovação do formato ou até simplesmente no modo diferenciado de chegar nas conclusões suas.
Talvez o diferencial esteja ai, seja você e dê sua opinião. Assuntos comuns tendem a ser repetitivos, mas quando você coloca sua própria argumentação e experiências no conteúdo, ele se torna seu e de mais ninguém. O ineditismo do que você entregar para seu público é, talvez, o caminho mais curto até sua relevância. Eu ensino no Como Manipular e Persuadir Milhares de Pessoas algumas formas de colocar a sua visão de mundo no conteúdo e ser completamente original. Isso pode ser o grande diferencial do seu trabalho!
Melhor ainda, quando você demonstra seu conhecimento, ganha em respeito e autoridade. Não estará simplesmente repetindo um discurso, mas demonstrando abertamente que é sim alguém que domina o assunto e consegue falar sobre ele de modo único e só seu.
Outro jeito eficiente de se diferenciar com as possibilidades de novos formatos é tirar aquilo daquela mídia e encontrar um outro jeito de transmitir aquela mensagem e seu conteúdo.
Aprender como produzir conteúdo para internet pode ser seu grande trunfo
Uma das tentações mais fáceis de qualquer produção de conteúdo é enxergar apenas o posicionamento como objetivo principal. Por mais que isso faça o conteúdo girar a chegar mais longe, sem conversar diretamente com seu público, muito mais fácil de vê-lo dispersar e se perder nas ondas da internet.
Escreva para pessoas, entenda as demandas deles e faça com que suas experiências sejam aquilo que todos estão buscando. Não se preocupe com o ranqueamento, quanto melhor você conseguir se aproximar de seu público, mais ele próprio consumirá e divulgará organicamente seu conteúdo.
E não se engane com a simples otimização de seu conteúdo para os mecanismos de busca (o SEO), hoje ela vai muito além de simples palavras-chaves e esquemas com subtítulos. Ela leva em conta desde o tempo que as pessoas ficam no seu site, até velocidade de carregamento. Seu conteúdo deve estar no centro de todo esse esforço, pois é ele que representará sua imagem.
A relevância de seu conteúdo depende muito de encontrar seu público, mas depende muito mais de fazer com que o que está sendo apresentado por você seja único e represente aquilo que você é e está buscando. Seu sucesso depende do quanto seu nome vem atrelado ao respeito que seu nome traz com ele.
É lógico que isso não acontece sem esforço e trabalho, sem tentar entender seu público, estudar as possibilidades e criar esse conteúdo, mas mais do que tudo isso, a relevância ligada a você só surge quando você entende como funciona todo esse mecanismo. Não adianta “fechar os olhos” e escolher qualquer caminho, é preciso saber os próximos passos.
Quando você entende a importância de criar esse conteúdo, deve ainda entender o quanto ele deve ser feito com profissionalismo e exatidão. Com tudo isso funcionando o resultado é o sucesso, mas sem criar uma experiência completa, o tiro pode sair pela culatra e a relevância e o respeito podem se tornar recusa e um afastamento maior ainda do sucesso que você tanto procura.
Seu público quer saber o que você pensa, mas para que isso atinja-os do jeito mais eficiente é preciso se planejar bem e entender todas possibilidades que tem a seu dispor. O sucesso vem com a relevância, mas essa só vem com muito trabalho e pouca sorte. Afinal, quem faz a sua sorte é você mesmo.
Se você quer se tornar um guru do seu mercado, eu recomendo fortemente que leia o Como Manipular e Persuadir Milhares de Pessoas. Neste livro, eu resumi três décadas de experiência como palestrante e treinador pra mostrar como é possível se tornar influenciador nas mais diferentes situações.
Pra você ter uma ideia, eu já treinei políticos, apresentadores de TV, jornalistas, advogados, coaches, vendedores – desde sapato até broca pra perfuração de petróleo –, influenciadores digitais e muitas outras profissões que você pode imaginar.
A proposta deste livro é permitir que o conteúdo sobre influência e manipulação seja disponível para o maior número possível de pessoas.
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