É impossível não entender o quanto o “não” é perigoso. É ele que acaba com os sonhos e o principal responsável por impedir os lucros de sua empresa. Parece exagero, mas não é, e o poder da persuasão pode fazer a diferença.
Você não precisa ver as portas se fechando e seu planejamento sendo atravancando sem você saber como melhorar seus resultados. Cada cliente em potencial deve se tornar lucro, e não se transformar, a culpa deve ser sua. E se não for, tudo bem, encare como sendo e tenta melhorar.
Encare a persuasão como um poder. Quase como uma arte. Você está convencendo uma pessoa a fazer aquilo que você acha ser a melhor coisa para ela. Seu lucro é um reflexo disso. Portanto, não tropece nas próprias pernas.
E, mais importante ainda, não confunda com um controle maléfico ou algum tipo de manipulação prejudicial. O poder da persuasão vem com a responsabilidade de entender que ambos os lados precisam encarar aquilo como vantagem. As partes envolvidas têm que enxergar as melhorias e vantagens.
Portanto, não caia na armadilha de achar que convencimento e persuasão são reflexos do carisma dos envolvidos, ou pior ainda, da burrice do convencido. Não estamos falando de enganar, mas sim de ciência. De entender demandas e necessidades e saber “vender esse peixe”.
A persuasão faz parte do jogo do sucesso. É impossível fugir disso ou ignorar a importância dessa relação. O desafio de persuadir deve ser algo comum a todos e objetivo central de quem pretende transformar o poder da persuasão em lucro.
Aprendendo o poder da persuasão
O mais importante é entender que esse poder de persuasão não está ligado ao mundo empresarial. Estamos falando de um processo e uma ferramenta que precisa ser encarada tanto na vida pessoal quanto na vida pessoal.
Quantas vezes você não teve que convencer ser parceiro de algo? Ou até fazer seu filho obedecer uma ordem? Estamos o tempo todo convencendo as pessoas a fazerem algo que achamos interessante ou importante.
Você escolhe suas palavras com todo cuidado, aproveita uma oportunidade, conta com linguagem corporal e faz tudo que está ao seu dispor para persuadir. E ainda que não saiba todas as técnicas, consegue contar com seu instinto para ocupar essa vontade de persuadir.
A persuasão é uma arma secreta e uma estratégia que valoriza toda e qualquer comunicação. Você induz o seu cliente e isso significa o quanto ele está à vontade com as mensagens e informações que você está comunicando.
Talvez, existam os vendedores natos e quem esteja muito mais à vontade com a ideia de persuadir, mas nem todo mundo nasce assim. Na verdade, a maioria precisa se preocupar em aprender e entender as técnicas envolvidas nesse esforço.
Convencer e persuadir pode ser aprendido. É algo que você consegue desenvolver e fazer isso se tornar algo natural. Portanto, não perca as esperanças de contar com o poder da persuasão a seu favor, o trabalho duro e a pesquisa estão ao seu favor.
7 dicas pra aumentar o poder da persuasão
1 – Ataque o emocional
A inteligência emocional está do seu lado. Quanto melhor você conseguir gerir essas emoções e entender o que pode emocioná-las, mais facilmente você poderá convencer as pessoas.
Indignação, razão, emoção, esperança, enfim, quanto mais você conseguir fazer seu cliente sentir algo, quanto maior a empatia com uma situação ou solução, mais facilmente a pessoas será convencido do único caminho viável.
Convencer é criar vínculos, portanto aposte nisso.
2 – Linguagem corporal
A comunicação não verbal deve ser sua principal arma. Quando as palavras não conseguem convencer, seu corpo faz a lição de casa e funciona do mesmo jeito. A eficiência da comunicação fica ainda mais poderosa quando você enxerga seu corpo como uma ferramenta.
Detalhes simples como os famosos braços cruzados podem acabar com seus esforços. Portanto, olhe nos olhos, imponha a voz e tenha confiança no que está fazendo.
Demonstre com seu corpo aquilo que você está querendo dizer.
3 – Não desperdice o contato direto.
Os meios digitais podem ser uma tentação, mas nada substitui o cara a cara. Seu poder de persuasão é ainda maior quando você está de frente para a pessoa. O contato direto é quase sempre um jeito mais eficaz das pessoas enxergarem ali a confiança necessária para aquele cliente.
4 – Escute
O maior truque na hora da persuasão não é falar, mas sim escutar. Se você quer convencer alguém, precisa entender o que essas pessoas querem, descobrir suas ideias e estar aberto a enxergar qual é o caminho que todos pretendem seguir.
Fique atento para perceber os obstáculos e preveja as objeções que podem vir a acontecer. A sua maior força na hora da persuasão é conhecer bem o outro lado e se tornar alguém que se sente confortável em escutar você e, mais importante, confiar naquilo que você vai falar.
5 – Velocidade é tudo
Existem pesquisas e estudos que apontam que a velocidade da fala pode fazer toda diferença na hora de persuadir. Pior ainda, demonstram que o erro nesse ritmo pode significar o fim completo da persuasão.
Existe então uma forma que eles encontraram, com 3,5 palavras por segundo e quatro ou cinco pausas por minuto. Muito rápido, soa desesperado ou suspeito. Muito lento, pedante e pouco esperto.
6 – A flexibilidade é sua melhor amiga
Esteja sempre aberto para se adaptar às necessidades de cada situação. Cada obstáculo precisa ser sempre acompanhando de um jeito de mudar o caminho e rodear ou passar por cima dele.
Se você quer persuadir, precisa contar com essa flexibilidade para alcançar seus objetivos. Cada abordagem deve ser única e se encaixar nas necessidades da situação, portanto, diversifique e influencie.
7 – Antecipe
Esteja preparado. Construa situações onde será exigida suas melhores argumentações e treine isso. Tente lidar com as possibilidades e desvios antes deles acontecerem. Não seja pego de surpresa.
Isso só acontece com trabalho, estudo e experiência. Portanto, você só estará preparado para o que der e vier se treinar essas possibilidades ou criar uma espécie de biblioteca onde aquilo que você já passou serve de inspiração para melhores soluções.
O poder da persuasão está com você
Portanto, acabe com o “não”. É lógico que ele vai sempre existir, mas entenda que é possível fazer com que ele se torne um “sim”. Convença e faça com que a negação seja apenas um estágio do convencimento.
Afirme, aponte, deixe claro e não peça. O convencimento nasce com a sua força de deixar aquilo claro e simples. Seja positivo, demonstre o quanto você acredita naquilo e faça com que todos ao se redor também acreditem nisso.
A primeira pessoa que você deve convencer é você mesmo. Entenda as demandas e as necessidades e tente projetar isso no seu público-alvo. Se prepare e tente entender como pode ser convencido. Se coloque na pele de seu cliente e esteja preparado para qualquer possibilidade.
Entenda as necessidades que o produto ou serviço tem à dispor e coloque isso como ponto principal para convencer as pessoas. Dê ao seu público aquilo que eles querem, mas nunca perca de vista a necessidade de estar preparado o suficiente para expor a confiança que tem em seu discurso.
Sua postura persuasiva é o modo mais objetivo de persuadir e, com certeza, você tem todas as ferramentas e possibilidades para aprender como fazer isso a seu favor. Aprender o poder da persuasão e aumentar seus lucros com esse esforço.
Seus sonhos e ambições dependem de persuasão e convencimento. E para isso dar certo também depende de você. Portanto, abra você essas portas e alce os voos do tamanho que você achar melhor.
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