Falar bem é fácil. Saber como falar bem não é mágica, nem é nato, é sempre o resultado de muito esforço e experiência. Falar bem exige que qualquer domine essa arte.
Quando você entende isso e descobre que conseguirá transformar o seu esforço em falar bem em algo real, ficará muito mais fácil aproveitar muitas das oportunidades que a vida já lhe dá. Falar bem resolve problemas e abre portas tanto na sua vida pessoal, quanto profissional.
Falar bem é treino, portanto, comece agora a experimentar essa possibilidade e dominar a arte da oratória. Quando suas palavras encantarem suas audiências, tudo fica muito mais fácil.
Aprendendo como falar bem!
A primeira coisa que você deve saber é que você não precisa contar apenas com sua inspiração, nem com as qualidades natas, não esqueça que 90% ainda é transpiração e trabalho. Portanto, não deixe de se esforçar.
Portanto, essa arte de falar bem não deve ser um problema, mas o resultado de um trabalho. E como todo trabalho, é preciso fazer ele bem feito.
O jeito mais eficiente de falar bem é entender que toda boa fala passa por uma intensidade coerente com a mensagem e uma velocidade que permita que ela seja entendida. Falar muito baixo transmite insegurança, alto demais, assusta. É preciso encontrar o equilíbrio correto.
Além disso, sempre se preocupe com as pronúncias das palavras. Quanto mais fácil de entender tudo que você diz, mais fácil de prestarem atenção apenas no conteúdo e não nas suas palavras ditas erradas. E isso em qualquer lugar que você estiver.
Se adeque ao ambiente e à mensagem. Quanto mais na intensidade certa você falar, mais segurança passará. Assim como é preciso não falar rápido demais, muito menos devagar demais. Tudo está ligado ao bom senso e ao entendimento das demandas de seu público.
Ainda entendendo seu público, tente fazer o discurso que seu público quer ouvir. Se você falar com um grupo de acadêmicos, talvez não seja a melhor opção escolher um tom despojado, cheio de gírias e piadas. Do mesmo jeito, diante de um público popular e mais comum, não adianta tentar apostar em um tom acadêmico.
Um cuidado que deve ser tomado em todos lugares, do contrário, aquele bate-papo no cafezinho pode se tornar um momento muito mais chato do que deveria.
Você pode treinar pra aprender como falar
Mas, talvez, o jeito mais eficiente de falar bem é sabendo o que está falando. E se você acha que isso é um exagero, acredite, é muito mais comum do que parece. O que não falta por aí é gente fingindo saber de um assunto e se atrapalhando todo com as palavras.
Quando você sabe sobre o que está falando, estudou e viveu aquilo, fica muito mais fácil falar com segurança e clareza. Quando você domina o assunto pelo qual falará, com certeza falará bem sobre ele.
Conhecer o assunto ainda te ajuda a estar à vontade com o vocabulário e com a pronuncia das palavras ligadas ao assunto, afinal, está sempre dando de cara com elas. A clareza de suas ideias passará sempre pelo quanto eficaz você irá ser em transmitir suas ideias e mensagens.
Mas não se deixe levar pela ideia de encher sua fala com palavras difíceis e complexas, deixe seu vocabulário específico encontrar as opções mais simples e mais fáceis de serem compreendidas por todos. Não se repita e nem perca as oportunidades de fazer com que todos te entendam.
E quanto mais você amar o assunto, mais passará essa paixão através de seu discurso ou até fala mais simples. Você conseguiria falar horas sobre seu livro preferido ou filme da vida, portanto é mais que possível que esse amor por outros assuntos crie grande discursos. Só não se engane, todo assunto pode sim ser interessante, vai de você enxergar essa possibilidade e seguir por esse caminho.
Por fim, tenha começo, meio e fim. Se você está ministrando um curso ou comandando uma palestra, é preciso pensar nisso, não sair por aí simplesmente encavalando ideias que podem não chegar a lugar nenhum. Quando você sabe onde vai chegar, consegue seguir um caminho coerente e facilita que seu público entenda o que está dizendo.
Porém, não deixe isso parar por aí, até nas mais simples conversas, ter começo, meio e fim irá te ajudar fazer com que todos entendam perfeitamente o que você está dizendo. E fazer isso é bem simples.
Primeiro você apresenta o assunto, mostra sobre o que falará e posiciona o interlocutor dentro daquilo que você quer dizer. Assim que ele entender sobre o que você está falando, pode colocar sua opinião sobre o assunto, desenvolvendo ideias e fazendo com que o assunto ganhe mais corpo. No fim, resuma o que foi dito e deixa a impressão de que tudo foi esclarecedor e o assunto ainda pode ser mais e mais explorado. Às vezes, não ser o portador das últimas palavras pode fazer com que o interesse pelas suas ideias não termine tão cedo.
Falar bem é possível, sim!
Mesmo com tudo isso, ainda é preciso se preocupar com sua linguagem corporal. O que sua boca fala deve seguir aquilo que seu corpo está dizendo. Suas expressões e seu corpo passam uma mensagem tão interessante e clara quanto aquilo que você está falando.
Suas emoções podem até estar em sua narrativa ou em suas palavras, mas são seus gestos e seu corpo que irão fazer isso ser ainda mais enfático, seguro e coerente. Estar triste ou feliz não pode influenciar seu discurso, portanto, não deixe que seu corpo diga isso por você.
A postura certa passa a mensagem certa, o desconforto deixa claro o desconforto, portanto entenda seu corpo, não o deixe passar a mensagem errada. Treine sua linguagem corporal, faça com que isso seja uma ferramenta que ajuda a seu discurso ser ainda mais eficiente.
Antes de um discurso importante siga dicas comuns como não exagerar nas bebidas alcoólicas e muito menos as estimulantes. Tenha uma boa noite de sono, descanse e esteja atento aos sinais que seu corpo lhe dá antes desses momentos importantes.
Ainda falando em seu corpo, não cruze os braços e nem fique com as mãos no bolso como se estivesse entediado. Muito menos permita que gestos muito amplos sejam maiores do que o espaço que você ocupa. Esteja à vontade, mas não tão à vontade. Assim como tudo, equilíbrio é tudo e é só com muito treino que você consegue chegar nisso.
Por fim, não ache nunca que você está pronto, não deixe de aprender e nem de melhorar. Assim como não se permita nunca ignoras as críticas. Aprenda com as análises e com o feedback das pessoas ao seu redor.
Entenda o que deve ser corrigido, perceba suas qualidades enquanto tenta falar bem, mas se permita enxergar os defeitos e corrigir aquilo que não está fazendo de tão bem. Pergunte a opinião das pessoas e esteja pronto para escutar, corrigir e melhorar.
E não esqueça, falar bem não é algo nato, é preciso treinar e seguir uma trinca de ideias que revolucionará o seu discurso. Seja você mesmo, aja com naturalidade e não tente copiar ninguém. Ouça, preste atenção e não acha que ninguém está errado antes mesmo dela falar, toda opinião é válida e você deve crescer com ela. Do mesmo jeito que você deve ler bastante, quanto mais leitura, mais você desenvolverá suas ideias, seu vocabulário e suas frases.
Falar bem é fácil, só precisa querer e treinar. Experiência e esforço farão com que seu discurso fique melhor, seja no trabalho ou na vida particular, portanto, não perca as esperanças e se prepare para falar bem, só depende de você.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<