Venho dizendo sempre que manipular pode ter seu lado bom, mas também que quem quer influenciar do modo errado, tem todas ferramentas para levar vantagem. Por isso é tão importante saber que ninguém está á salvo e existem jeitos de como manipular um manipulador.

Isso, porque todos estão suscetíveis às possibilidades de alguém usar essas “armas” para que tudo tome o caminho que se quer fazer. Vai da gente, sejamos experts ou não no assunto, entendermos que somos pequenos diante da carga possível de influência que pode nos mover.

Não acredita nisso? Pois é, pode acreditar, isso pode acontecer com qualquer um, inclusive comigo.

Como manipular um manipulador

Há um tempo, eu descobri a paixão pela moto. Comprei um Harley e comecei a fazer pequenas viagens com amigos. Mas, para que uma moto seja menos perigosa é preciso investir em sua manutenção. Peças, óleo, um bom combustível e, é claro, na segurança pessoal.

O que passa diretamente por um capacete eficiente. Ainda mais quando estamos falando de uma moto potente como uma Harley. E foi justamente na busca de um novo capacete que eu fui manipulado.

Eu fiquei dias pesquisando qual seria o melhor capacete pra minha moto e para o que eu queria. Eu tinha definido qual eu compraria e fui em várias lojas extremamente decidido.  Afinal, eu já sabia qual modelo seria e quanto isso deveria me custar.

Em todas as lojas que eu entrava, a recepção dos vendedores era exatamente as mesmas. Eles sempre tentavam me empurrar um outro modelo pelo que eles acreditavam que seria o melhor pra mim. Em nenhum momento souberam o que eu estava procurando.

Até que cheguei numa loja em que a reação foi completamente diferente. O vendedor entendeu o que eu estava procurando, ouviu o que eu precisava e me apresentou um outro capacete que poderia ser muito mais interessante pra minha necessidade.

E sabe qual foi o resultado? Eu sai da loja com o capacete que o vendedor me ofereceu. Ele soube como manipular um manipulador. Eu fui manipulado. E ainda economizei R$1.000 por causa disso. É óbvio que gostei dessa manipulação.

Então, como manipular manipuladores?

Portanto, não existe fórmula mágica para influenciar ou manipular. O que existe é uma situação onde uma solução pode se encaixar em uma necessidade e isso pode fazer com que toda relação em volta dessa manipulação seja boa para ambos os lados.

Manipular é entender o que o outro precisa e lhe mostrar o que você pode oferecer pra solucionar esse problema. Mostrar para ele que talvez ele nem saiba que precisa daquilo, mas vai passar a precisar assim que conhecer esse detalhe ou produto.

Sorrir, tirar vantagem do ego do outro, fazer ele falar um monte de “sims” e mais um monte de dicas, sempre funcionam. Mas talvez não tenha nada que funcione mais do que a solução verdadeira.

Quando um cliente vê o quanto ele realmente estará ganhando com aquilo, mais fácil dele entender que pode ser manipulado e nem irá ligar, afinal, o ganhar final será ele mesmo. Como eu fui com meu capacete novo. E isso funciona nos relacionamentos, família, amizade e, até mesmo, na criação dos filhos!