Existem diversas técnicas que te levam a entender como ser persuasivo, mas o que pouca gente diz é que tudo isso que é dito para o mundo corporativo, por exemplo, pode ser usado em qualquer ambiente, seja na vida pessoal ou profissional.

Não existe situação em que você não possa usar essas persuasão para atingir seus objetivos e realizar suas metas e sonhos, ou até apenas convencer alguém de que algo é “mais” correto.

Quando você persuade, você faz a pessoa dizer “sim”. Seja para algo que elas mesmas querem, mas não sabiam. Uma série de estratégias que fazem com que o convencimento seja um passo preciso dessa relação. A persuasão é a busca pelo benefício, seja para uma ou ambas as partes.

Perceber que todos podem sair ganhando dessas relação te mostra que a persuasão pode ser um mecanismo que funciona para todos lugares onde for preciso convencer e mostrar o melhor lado.

Como ser persuasivo além das vendas

Quando o assunto são vendas, a persuasão pode ser feita em três fases: Pré-venda, venda e pós venda. Mas é quando você tira isso desse mundo que começa a entender que tudo pode ser olhado através do mesmo prisma.

A persuasão então é formada por três fases: Conhecimento, aplicação e acompanhamento. O que nos mostra que as ideias são as mesmas, mas os objetivos podem ser diferentes.

Na primeira fase, no “conhecimento”, você perderá um tempo maior estudando e tentando conhecer o cenário onde irá usar essa ferramenta de convencimento. E estamos falando desde uma empresa, até uma pessoa, de estudo em livros e referências, até a simples observação. Quanto mais material você tiver em mãos quando for partir para a ação, mais confiante você estará com aquilo que irá fazer.

Nesse segundo passo, você aplica tudo isso que conseguiu em uma estratégia que irá te levar diretamente àquele “sim” que você estava planejando. Como você tem o conhecimento, pode estabelecer nessa relação uma dinâmica onde você será o responsável por rumar os caminhos de tudo.

Você irá, por exemplo, entender qual é a melhor técnica de aproximação e, é claro, qual será o jeito mais eficiente de entregar  o produto (e leia aqui “produto”, como qualquer coisa que vem com o “sim”).

Por fim, pensando no futuro, é preciso manter esse relacionamento. Quanto melhor for essa terceira fase, mais fáceis serão as relações que ainda virão e, consequentemente, mais fáceis serão as persuasões que podem vir a acontecer.

O importante disso tudo é fazer com que a pessoa persuadida sempre mantenha a ideia de que está ganhando. É a satisfação que mantém a manipulação funcionando.

Ser persuasivo através da identificação

Mas mais do que tudo isso, a persuasão nasce ligada ao rapport. É ele quem te aproxima das pessoas e te permite ser confiável com tão pouco tempo de relacionamento.

O rapport consiste nessa capacidade de se fazer ser enxergado. Mais precisamente fazendo com que as pessoas enxerguem em você aquilo que elas acreditam ser o melhor delas. Desde de características, até gestos e impressões.

Quando você conhece bem a pessoa ou empresa que quer persuadir, consegue ter todas as melhores respostas na ponta da língua, assim como se permite se moldar em volta daquilo que eles esperam ou enxergam como mais seguros.

Imagine que uma pessoa precisa confiar em outra de modo instantâneo, como você faria isso? Simples, se tornando ela mesma. Quando essa pessoa começa a se ver na frente, como um espelho, passa a aceitar que aquele é um bom caminho a ser tomado. Afinal, basta confiar em si mesma.

Persuadir não é só forçar o “sim”, mas obtê-lo de modo sutil e que seja apenas uma porta aberta para mais e mais “sims”. Entenda o que é ser persuasivo e não perca nenhuma batalha, seja em que ambiente estiver.

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