Pode parecer um pensamento que vai na contramão dos guias e dicas de empreendedorismo, mas acredite: na maioria das vezes, as pequenas empresas têm muito mais vantagens se permanecerem onde estão, do que tentando voos mais ambiciosos, que muitas vezes se tornam fracassos.

Isso mesmo! Às vezes, não vale a pena crescer e o melhor a se fazer é permanecer uma pequena empresa mesmo. São inúmeras vantagens e possibilidades que deveriam te fazer achar muito melhor manter seu padrão, do que dar um passo maior do que a perna.

É lógico que isso pode assustar muita gente, mas essa é uma decisão que pode salvar seu negócio e, melhor ainda, até aumentar seus lucros enquanto diminui possíveis gastos com essas mudanças.

Confira então onze vantagens de permanecer sendo uma pequena empresa.

Conheça as vantagens das pequenas empresas

  1. Uma empresa menor tem muito menos burocracia, então, diante de alguma mudança do mercado, tudo fica muito mais rápido e eficiente, já que cada decisão pode ser muito mais imediata.
  2. Menos burocracia ainda traz facilidades como um controle administrativo mais enxuto e simples. Menos números e controles podem significar mais tempo com o desenvolvimento do produto ou de outras possibilidades que melhorem a empresa.
  3. Empresas menores ainda tem equipes menores e isso reflete não só nos custos trabalhistas, como na organização, motivação e complexidade.
  4. Uma equipe menor ainda permite uma hierarquia mais leve e que deixa os chefes mais próximos dos chefiados e de seu público.
  5. Menos burocracia e uma equipe menor ainda permitem que o espaço físico de sua empresa seja menor, tanto o público, quanto o administrativo. E espaços menores significam menos custos.
  6. Comunicação interna mais eficaz, afinal, você tem menos pessoas a serem atingidas por mudanças, notícias ou adaptações.
  7. Essa proximidade ainda permite que sua equipe se conheça melhor, ajudando na comunicação interpessoal e ainda no entrosamento no ambiente de trabalho.
  8. Uma empresa menor ainda tem a possibilidade de manter seu DNA. Fica mais fácil que a identidade de sua marca seja um reflexo de seus líderes e suas vontades. Um cliente acostumado com sua marca se acostuma com essa identidade e isso se torna fidelidade.
  9. A equipe de uma pequena empresa quase sempre tem mais responsabilidade, primeiro por estar próximo de várias áreas dentro da empresa, como por entender que todo processo depende mais dela. E isso serve de combustível para a motivação pessoal de cada um.
  10. Estudos comprovam que a taxa de rotatividade de funcionários é muito menor em pequenas empresas, o que significa menos gastos trabalhistas e ainda profissionais mais experientes ao logo dos tempos.
  11. As ideias de uma equipe em uma pequena empresa sempre são levadas em questão, o que sempre faz com que eles tenham a impressão (verdadeira) de que suas ideias e capacidades são importantes para a empresa.

Como ter uma pequena empresa competitiva

E se isso tudo não te convenceu a permanece pequeno, o melhor dele talvez seja a possibilidade de sua empresa continuar sendo ela mesma, tanto em termos de lucros, como produção e até identidade.

Por isso, antes de crescer, o bom mesmo é saber se você quer e se está preparado para isso, afinal, quase sempre essa é uma opção que mudará seu negócio e você não quer que isso atrapalhe seus sonhos, metas e objetivos.

Então, pense bem, talvez permanecer pequeno seja a melhor opção para você conseguir crescer.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<