Encontrar potenciais clientes pode ser uma das tarefas mais complicadas e extenuantes de seu planejamento. Afinal, não é simplesmente olhar para os lados e encontrar gente querendo gastar seu dinheiro com sua marca ou serviço, é preciso prospectar essas pedras preciosas.

Por outro lado, focar seus esforços em entender e cooptar novos clientes com o potencial de compra é o investimento com mais retorno e menos gasto, afinal, gera, única e exclusivamente o lucro direto.

Quando existe uma captação eficiente de clientes, assim como uma percepção acurada de potencial, o que chega para o vendedor são portas abertas e prontas para o consumo. Potenciais clientes, quando bem encontrados são o melhor esforço que sua empresa pode fazer.

Os passos para encontrar potenciais clientes

O primeiro passo que você deve dar para encontrar potenciais clientes é, justamente, entender o mercado no qual você está inserido e ter a capacidade de reconhecer uma oportunidade. Para conseguir isso, o único jeito é estudar e ter experiência, escutar quem já está fazendo isso e colocar a mão na massa.

Talvez, seu potencial cliente esteja até mais perto do que você imagina, ali com seu concorrente. Se alguém está usando o produto ou serviço de seu concorrente, então, obviamente pode estar usando o seu, portanto, conquiste essa atenção.

Ofereça algo que ele não tem, mostre que é melhor e que a satisfação será mais completa. Prometa, mas cumpra, já que seu concorrente pode depois fazer o mesmo.

Outro passo importante é entender a cadeia de consumo e fazer com que ela seja um local de pesquisa. Entenda o que os consumidores de produtos semelhantes ao seu compram relacionados ao seu produto. Pesquise até o que seus clientes já compraram também. Entenda essa relação e busque seus clientes dentro das fileiras desses outros produtos.

É possível até casar o seu produto com algum outro, mostra o quanto ambos funcionam juntos, conquistando aí o interesse de quem já consome o outro.

Por fim, ainda falando em sua lista de clientes, peça referências. Pode parecer algo que não deixa muita gente à vontade, mas quando um cliente indica uma marca ou serviço para alguém, seja pessoa ou empresa, é muito mais fácil dela escolher você. Isso acontece graças à confiança que essas pessoas têm em seu cliente, que acaba se projetando em você.

Trabalhando com clientes potenciais no mundo digital

Mas se você está vivendo no século XXI, então é melhor aproveitar tudo que ele tem à seu dispor. Os meios digitais podem ser uma ferramenta importante e estão ao alcance de suas mãos, basta usá-los a seu favor.

Um dos primeiros passos é segmentar e entender o cenário onde você está incluído. Entenda quem está mais perto de seu produto ou serviço e crie listas onde o potencial de venda pode ser diferente, possibilitando aproximações diferentes.

Explore ainda possibilidades de chamar a atenção de possíveis clientes enquanto eles estão em suas redes sociais. Aposte nas mais populares para mostrar conteúdo interessante, mas também apresentar sua marca para mais gente. E não fique preso à elas, por exemplo, o LinkedIn é uma possibilidade que quase ninguém usa para compartilhar conteúdo, mas que tem resultados ótimos.

O importante ainda é que sua empresa seja facilmente encontrada em todos os lugares. Para qualquer lugar que um potencial cliente olhe ou procure por sua marca, ela deve estar lá. Melhor ainda, com um conteúdo único.

Encontrar clientes potenciais pode ser uma dor de cabeça, já que você sempre sai do zero, mas entender que isso é um investimento preciso e com lucros garantidos, precisa ser seu motivador para escolher esse caminho na hora de entender como fazer sua empresa crescer.

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