Num mundo onde a informação toma conta de toda a sociedade e uma guerra de produtos, marcas e espaço lutam pela sua atenção, entender a importância de estratégias de marketing eficiente talvez signifique o único jeito de chegar ao sucesso. E mesmo que isso possa parecer um exagero, acredite, não é!
Grande parte dessa estratégia de marketing tem como objetivo principal a atração de clientes, mas nem todo mundo consegue enxergar o quanto isso só é o resultado de um trabalho muito mais complexo envolvendo, justamente, produção de conteúdo e a construção da identidade de sua empresa.
É preciso saber quem você realmente é, mostrar para seus clientes e, só assim, contar com a atenção deles. Não existe mágica, truque ou atalho, apenas trabalho e capacidade de entender essa estrutura.
Um erro comum de estratégia passa por achar que é suficiente trazer novos clientes, esquecendo que o mais importante é fazer com que todos se interessem o suficiente para continuarem com você por muito mais tempo que apenas uma compra.
Uma estratégia de marketing que funciona entende todas essas nuances e conta muito mais com a capacidade que cada empresa tem de ser única e sua aproximação pessoal com seu cliente, do que com uma fórmula que se encaixe em qualquer lugar.
Mas isso não quer dizer que os erros não possam acontecer, portanto, quanto mais você estiver preparado para fugir dessas derrapadas comuns, mais fácil de você conseguirá seguir esse planejamento e não errar em qualquer uma que seja sua estratégia de marketing.
Os erros que você comete nas estratégias de marketing
1 – Desconhecer o Inbound Marketing
O marketing evoluiu, sua marca deve seguir o mesmo caminho. Quem não acompanha essas mudanças ficará para trás. O maior erro está, justamente, em perceber o quanto não adianta mais insistir em estratégias de outbound marketing.
“Outbound” se refere àquele tipo de aproximação de publicidade que você está acostumado, peças de publicidade e divulgação nos espaços onde as peças de publicidade sempre estiveram. Mas lembre-se que novos tempos recorrem a novos públicos e novas técnicas.
O Inbound se refere à criação de conteúdo relevante que traz o cliente diretamente para sua marca através do interesse dele.
2 – Não conhecer seus clientes
Quando você não conhece seus clientes, suas vontades e demandas, está sempre fadado a cometer erros de aproximação. Quanto melhor você consegue segmentar e falar diretamente com seus clientes, mais fácil atingirá sua atenção.
Você consegue identificar essas preferências através de coleta de dados e análises de padrões de comportamento. Quando você entende como seus clientes lidam com sua marca, consegue enxergar o que deve fazer para conquistar todos eles.
3 – Não atualiza sua personalidade virtual
Sejam sites, redes sociais ou até contatos via email, se você se propõe a ser encontrado na internet, precisa sempre estar atualizado e propiciar a melhor experiência que seus clientes podem ter ao encontrar com sua persona virtual.
Um ambiente virtual atualizado pode te propiciar ainda uma facilidade maior de aproximação quando trabalhar inbound marketing, já que não precisará “sair do zero” e já terá um público construído.
4 – Não usar e não planejar seu email marketing
Talvez o primeiro passo para você aproveitar bem seu inbound marketing é, justamente, entender que você não está fazendo spam. Portanto, se você está pensando em usar marketing através do email, tem que saber que não deve encher a caixa de mensagem de seu cliente com mensagens que não importam.
Portanto, aprenda a usar bem sua lista de e-mails, planeje seus conteúdos e encontre a frequência mais interessante para seu público. Saiba que essa é uma ferramenta importante, mas também saiba o quanto é importante usá-lo muito bem.
5 – Você usa métricas erradas… e irreais
Quando você não conhece sua marca, seus clientes e o mercado onde está inserido, acaba não entendendo as métricas que deve usar para enxergar os dados de sua empresa. Se você não consegue entender onde quer chegar, acaba não chegando em lugar nenhum.
Se você não consegue se alinhar com os objetivos que sua empresa realmente deve ter, acaba fadado a chegar nos lugares em que os outros querem chegar, não onde você deve ir. Portanto, entenda sua empresa e seus limites, faça-os estar em um local real e esteja dentro de suas limitações.
Você não quer achar que é um fracasso só porque não atinge as metas que, na verdade, deveriam ser mais baixas.
6 – Não saber a hora certa de divulgar um conteúdo
Se você quer trabalhar com inbound marketing, não pode nunca perder o timming. Quanto melhor você conhece seu público, limitações, cenário atual, produtos e possibilidades, mais fácil saberá exatamente como criar uma campanha perfeita.
Entender uma tendência faz com que seja possível prever essa hora certa, estar ligado em tudo que acontece ao redor, diminui a possibilidade de erro.
7 – Focar na empresa e não no produto
Sua empresa é importante, mas seu produto deve sempre ser o foco de seu esforço. Seu cliente quer conhecer seu produto e tudo de bom que tem nele, mas ficará entediado se tiver que ficar conhecendo sua empresa.
A relevância de sua mensagem e de seu conteúdo deve sempre estar ligada àquilo que você está oferecendo para seu cliente. E não se preocupe, quando você ficar famoso e todos conhecerem sua marca, aí sua empresa será conhecida.
Marketing estratégico é o caminho
O sucesso com seus clientes passar por um marketing estratégico que não se perca nesses erros e, muito menos, não tenha uma visão coerente de planejamento de ações. Não existe a possibilidade de ficar parado esperando pelos seus clientes.
Por isso é tão importante analisar o mercado e tentar entender o que está acontecendo ao seu redor. Analise o que sua concorrência está fazendo, estudo o cenário onde você está inserido e não deixe que ninguém saia na frente diante de qualquer novidade.
A pesquisa é o único jeito de você entender onde pode ir. Criar e ser a novidade pode ser um momento único, mas entender o quanto é importante estar junto de quem está “no mesmo barco” é o que garante a estabilidade.
Cursos, tendências, visão de mundo, tudo te fará enxergar o que pode vir adiante e prever seus próximos passos em termos de marketing. Portanto, nunca fique parado, se renove, mude, crie e se desconstrua.
Um marketing estratégico, como o próprio nome diz, é estratégia. Planejamento. Mapear aquilo que você acha que será seu caminho e ter a confiança para pisar em terreno desconhecido, porém imaginado.
Quanto melhor definida foi sua estratégia, quanto mais você conseguir enxergar isso “no papel”, mais fácil focar no que deve ser feito. Otimizar essa estratégia é o jeito mais eficiente de você seguir um caminho rápido, seguro e eficiente.
Esse marketing estratégico ainda é um jeito único de você entender que recursos e ferramentas vai usar, consequentemente, não pode nunca ignorar as estratégias de marketing online.
Trabalhe com estratégias de marketing online
O primeiro passo que você não deve nunca esquecer é que as redes sociais não podem ser usadas apenas para empresas grandes, muito pelo contrário. Toda e qualquer rede social aproxima a marca de seus clientes.
Um trabalho eficiente em seus perfis fará sempre com que você seja lembrado antes das outras marcas. Não se engane, seu perfil de contato pode ser na “vida real”, mas acredite, seus clientes estão na internet. Quem ficar fora desse lado virtual estará fadado a perder uma enorme parcela do mercado.
Tanto seus clientes, quanto seus novos clientes, estarão perto de você quando você usar estratégias de marketing online.
Não adianta investir seu dinheiro em um marketing sem objetivo, é preciso focar no que irá te dar resultados visíveis. E isso passa, logicamente, pela criação de conteúdo e posicionamento virtual dentro da vida de seus clientes.
Quando você entrega algo atrativo o suficiente para chamar a atenção, fica muito mais fácil chegar à venda. Você não força o produto, mas entrega uma experiência que culmina nesse momento onde a venda é quase um detalhe.
Portanto, nunca esqueça que sua marca pode até não ser tão grande e relevante nesse momento, mas sem você criar uma estratégia de marketing online eficiente, você nunca chegará nesse tamanho que você acha o mais interessante. Sua relevância quem cria é seu planejamento.
Um cenário onde as informações e possibilidades são bombardeadas para todos os lados, se sobressair nessa selva de marcas é o único caminho para o sucesso, e isso só vem com estratégias de marketing que combinem com suas necessidades. Analise os erros comuns e nunca seja surpreendido, só isso já te colocará na frente dessa corrida.
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