Comunicação está em todos os lugares. A maioria só parece enxergar isso no mundo corporativo, nas vendas ou em palestras, mas, por incrível que pareça, todo mundo se esquece de algo que está na raiz da comunicação: falar com as pessoas.

E estou falando de conversas coloquiais mesmo, que podem até acontecer no ambiente de trabalho, mas que, na maioria do tempo, está presente em casal, com seus parentes, em um bar ou até em lugares inusitados como filas de banco. Enfim, qualquer lugar onde você vá simplesmente conversar.

Desenvolver uma boa comunicação nesses momentos significa transmitir com clareza aquilo que tem em mente e fazer com que a pessoa à sua frente entenda tudo que você quer dizer. Sem dar possibilidade de dúvida, sendo conciso e assertivo.

Sim, a assertividade é um detalhe importante na comunicação. Mas não para por aí.

É preciso assertividade para falar com as pessoas

O primeiro erro de uma comunicação é justamente fugir dessa assertividade. Todos precisam se expressar de modo livre e honesto, sem nunca nos permitirmos o direito indevido de negar aquilo que a outra pessoa está falando.

A falta de assertividade cria uma barreira, uma hostilidade que não permite que a comunicação vá além daqueles momentos iniciais. É preciso escutar, compreender e dar espaço, só assim você conseguirá discordar e se mostrar contrário a uma ideia.

É preciso ter em mente que não existe um embate e muito menos um futuro vencedor. Em uma conversa coloquial, o que deve existir é respeito e comunicação. E comunicação é sempre uma via de mão dupla.

Entretanto, essa assertividade muitas vezes não é algo natural na hora de falar com as pessoas. É um técnica que precisa ser treinada. E logo de cara precisamos ter certeza de que, se não nos sentirmos suficientemente capazes, devemos buscar conhecimento, investir naquilo que podemos ter de mais frágil. Portanto, aprenda sempre.

Uma das primeiras coisas que se deve fazer para melhorar sua assertividade é garantir o conhecimento daquilo que está falando. Não se permita falar e argumentar sobre algo que não entende ou conhece, ou, nesse caso, nunca conseguirá seguir o raciocínio de seu interlocutor, e muito provavelmente não deixará que suas ideias se encaixem em você.

É preciso ainda se claro e direto, ir direto ao ponto, mas sem nunca ser agressivo. Não rodeie a ideia, vá direto a ela, mas tome cuidado para nunca julgar ninguém e muito menos tentar impor aquilo que acredita ser o certo. Argumente, não imponha.

Uma dica importante é tentar encontrar algum tipo de empatia. Do outro lado de seu discurso está uma pessoa igual a você. Então, se coloque no lugar dela. Pense como você receberia essa mensagem se fosse o contrário.

Rapport é importante para falar com as pessoas!

Por fim, pense sempre que seu corpo fala, e fala muito, quase grita, na verdade. Fique atento a isso. Seus gestos transmitem uma mensagem. Tudo é um sinal, de um movimento de mãos até o posicionamento de seu corpo. Nunca deixe isso de lado. Procure entender o significado de cada movimento e posição. Use esse conhecimento a seu favor. Faça com que seu corpo te ajude a passar aquela mensagem que você pretende transmitir.

Saber falar com as pessoas e persuadí-las!

Ainda sobre falar com as pessoas de forma mais assertiva, é bom lembrar que aqueles mesmos gatilhos mentais que te ajudam a vender um produto ou se dar melhor em uma palestra também pode ser usado para a comunicação coloquial.

E um desses gatilhos mais fáceis de serem usados nesses momentos do dia-a-dia é a reciprocidade. Sempre tentamos retribuir algo que nos foi dado ou algum momento onde fomos lembrados. Portanto, elogie, lembre, faça com que a pessoa tenha prazer em conversar com você e a reciproca vai ser verdadeira.

Outro gatilho diz sobre um “inimigo em comum”, mas que também pode ser encaixado em algo menos agressivo, como um interesse em comum, ou um gosto em comum, ou até o contrário, algo que as pessoas não gostem. Crie essa identificação e consiga se tornar mais confiável. Gere rapport!

Por isso, não se engane. Comunicação está em todos os lugares e falar com as pessoas é somente o começo. Portanto, aprenda a conversar, a conseguir passar sua mensagem. Não existe nada mais importante que isso, e você sabe muito bem, ou não teria chegado até o final deste texto.

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