Será que você sabe o que é Marketing de Relacionamento? Não é difícil que alguém não saiba, ou até não entenda, mas o mais importante é que você descubra e use-o como uma ferramenta importante para o relacionamento entre você e seu cliente.
Também conhecido como Marketing Relacional, ele é exatamente isso: o trabalho que você emprega para melhorar a sua relação com seus clientes ou até com seus fornecedores. Um esforço para construir um relacionamento e integração com as pessoas ao redor de sua marca e, com isso, facilitar todo processo.
No Marketing de Relacionamento, o importante é estabelecer uma relação e manter essa troca entre você, seus clientes e aqueles que te provém alguma coisa. Um esforço não para conseguir novas relações, mas, sim, para identificar, reconhecer e valorizar as já existentes.
Como usar o Marketing de Relacionamento?
E para usar essa ferramenta, existem vários detalhes importantes. O primeiro deles é a interatividade, aquele momento em que você deixa suas portas abertas para que o cliente seja não só o receptor da comunicação, mas também o agente ativo. Que o foco seja o relacionamento com o cliente em ambas as vias.
É preciso também conseguir personalizar essa comunicação, com a consciência de que cada cliente é um único e singular. Por isso, precisa ser tratado de modo diferenciado. E toda essa relação ainda deve ser documentada para que comunicações futuras ou pesquisas de perfil facilitem essa proximidade.
Outro ponto de um bom Marketing Relacional é a receptividade, a capacidade de escutar seus clientes. Deixar para eles o poder de não só entrar em contato e criar esse feedback, como também a liberdade de manter ou não essa relação e opções de como manter isso.
Mais recentemente também foi discutido que essa ferramenta deveria acabar com o “gerenciamento de produtos” e optar pelo “gerenciamento de consumidores”, buscando assim as necessidades e satisfações de seus clientes.
Estratégias de marketing de relacionamento
Atualmente, o Marketing de Relacionamento é enxergado como todas as ações que a empresa, ou marca, toma para criar um relacionamento melhor com seus clientes. Um esforço para que eles deixem esse posto de simples consumidores e se tornem fãs daquele produto. Uma mudança que em curto prazo cria divulgadores da marca.
Por isso mesmo, para que um plano de Marketing seja bem feito, o primeiro passo é fidelizar esses clientes. Estreitar ao máximo essa relação entre a empresa e público. E nada melhor que as redes sociais para fazer isso.
Depois de identificar esses clientes é preciso criar conteúdo e experiências que aproximem esse cliente de sua marca. Sempre os encarando como perfis diferentes e vontades independentes. E essa interação ainda servirá para que você conheça melhor ainda com que você está lidando.
Como todos esses dados em mãos é fácil criar contatos com esses clientes oferendo a eles produtos e oportunidades que se encaixam em suas necessidades e exigências. Melhor ainda, procure por eles para pesquisas de satisfação e feedback, tentando enxergar o que eles precisam ou sugerem de mudanças.
Não esqueça ainda de bonificar seus clientes e fornecedores através de suas fidelidades, faça com que eles fiquem felizes e contentes por estarem nessa relação e enxerguem ainda mais vantagens de continuar nela.
Mas não se engane, isso não é um trabalho simples, principalmente, pois significa criar material, conteúdo e oportunidades que mantenham esse interesse. Ferramentas e ações que incentivem essa vontade de continuar consumindo seus produtos. É claro, também é preciso ter o que ser vendido ou consumido.
Outro ponto diz respeito a um lado sistemático e em longo prazo do Marketing de Relacionamento. É preciso que o cliente continue sendo buscado mesmo depois da compra ou obtenção, a satisfação não pode ser apenas imediata, mas sim regular e longa. Uma constância que gera frutos. E para que isso continue acontecendo é preciso ser sistemático.
É necessário criar cronogramas e planos que se encaixem na relação com cada cliente ou grupo de clientes. Algumas atitudes simples podem trazer resultados incríveis, mas são esquecida. Pegar o telefone e ligar para um cliente apenas para saber se está tudo bem, por exemplo, demonstra cuidado.
Por fim, mais importante que tudo isso é ter em mente que o Marketing de Relacionamento é uma ferramenta viva e que está em constante pesquisa e mudanças. Portanto, nunca se dê por satisfeito com ela, procure mais sobre o assunto, ouse, tente entender os resultados desses testes, escute profissionais com mais experiência na área e nunca pare de estudar o assunto e aplicar.
E não tenha dúvida, os resultados estão ai em todos os lugares, basta enxergá-los e entender que você pode, e deve, encarar o relacionamento com o cliente como um dos pontos mais importantes de sua estratégia de venda.
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