Comunicação é a base de tudo! Desde os primeiros momentos, em que você aprende com professores e pessoas mais experientes, até o modo como você se relaciona com seus companheiros de trabalho. E não seria diferente nas vendas. Por isso, é tão importante trabalhar o relacionamento com o cliente.

É a comunicação entre você e a pessoa interessada em seu serviço ou produto que demonstra o quanto todo o resto foi bem feito. Afinal, é a partir desses bons resultados que você poderá manter o caminho em direção ao sucesso. A cada cliente que é resultado de um bom relacionamento é como se um degrau fosse construído nessa escada em rumo ao sucesso.

Por isso, vamos conversar sobre uma série de dicas e técnicas que te ajudarão a ter um relacionamento com o cliente que seja verdadeiramente construído.  Mas antes é bom entender como funciona e o quanto é importante um bom relacionamento com o cliente.

As bases do relacionamento com o cliente

De cara, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que um relacionamento é algo que se dá entre, no mínimo, duas partes. Seja em termos afetivos, de amizade ou profissionais. E para isso acontecer é preciso ser mútuo.

É preciso que seu cliente confie em você e vice-versa. Isso se dá diante de uma série de signos e situações que criam essa confiança. Sinceridade, respeito, reciprocidade, demonstrar que ambos os lados precisam um do outro.

Quebrar qualquer um desses fatores é o mesmo que destruir esse relacionamento. Não existe empatia que sobrevive à falta de confiança.

Bom relacionamento com o cliente precisa de conhecimento

Por isso que, quando esse relacionamento se dá em termos profissionais, tudo é ainda mais cobrado, já que qualquer falha pode custar todo o seu esforço. E por isso mesmo que você precisa conhecer bem seu público.

É preciso conhecer seu público alvo e fazer com que o primeiro contato seja ainda mais impressionante. A primeira impressão em termos de comunicação é sempre uma das mais importantes.

E quando cada cliente é um cliente, você sempre precisa ter em mente que cada relacionamento é um relacionamento completamente diferente e único. Trate, então, cada pessoa desse jeito e nunca tente criar fórmulas.

7 formas de relacionamento com o cliente

Aposte em seus clientes

Não aposte dinheiro, mas leve em conta esse bom relacionamento. Entenda o que eles querem e ofereça isso. Faça de forma exclusiva e construa uma ligação ainda maior entre vocês dois.

O relacionamento com o cliente precisa de confiança, como todos relacionamentos

Ofereça opções. Se querem um vídeo, disponha isso. Um modelo mais simples e mais barato, crie isso. Enfim, faça seu cliente se sentir querido.

Essa confiança é muito importante

Não enxergue em seus clientes apenas cifrões. Continue tratando-os do mesmo modo cuidadoso, mesmo depois que eles comprarem seu produto ou serviço. Permaneça próximo, fidelize e seja sempre lembrado.

Afinal, um cliente não é apenas um comprador, mas alguém que pode voltar e continuar comprando. Para ter ideia, eu tenho pessoas que já assistiram duas ou três vezes o meu treinamento de vendas.

Aposte na empatia

Não trate seus clientes como um simples objetivo. Encare eles como seres humanos com vontades e necessidades. Tente entender o que cada um deles quer ter e necessita. Escute-os, não os pressione e seja sempre agradável e simpático.

Seja rápido

Não demore em responder para seus clientes. Seja uma dúvida, uma compra ou um primeiro contato. Não deixe ninguém esperando e muito menos permita que qualquer pequeno problema para o cliente se torne uma dor de cabeça. Ofereça soluções rápidas e deixe clientes felizes.

Ouvir feedbacks é parte de um bom relacionamento com o cliente

Feedback

E falando em atendimento pós venda, abrace o feedback em todas suas formas. Tente saber o que o cliente achou do seu atendimento e volte a falar com ele depois de qualquer tipo de atendimento. Corrija erros e tente resolver problemas que tenha acontecido.

Guarde informações

Cada cliente é um cliente, assim como cada venda é uma venda diferente. E cada contato com um único cliente cria uma série de informações. Se organize e guarde muito bem todas essas informações. Crie fichas e tenha-as à mão sempre que entrar em contato com o cliente.

Passe tudo isso para sua equipe

Muito provavelmente, você não trabalha sozinho. Por isso, é preciso que cada funcionário ou companheiro de trabalho esteja sempre na mesma sintonia. Quanto mais todos estiverem fazendo do mesmo, mais fácil dos clientes se sentirem confortáveis com todos. Lembre-se que cada funcionário representa a empresa.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<