Mais importante do que embarcar cegamente em uma fórmula ou apostar em dicas mágicas para vender é conhecer seu produto e, principalmente, as ferramentas que você tem em mãos. Por isso, não se engane, outbound marketing ainda é uma opção eficiente e válida em muitos casos.

É lógico que é preciso adaptar isso a suas demandas e nem é possível sair apostando só nesse modelo de planejamento de marketing sem levar em conta o que você precisa. Mas por outro lado, também é preciso não deixar essa possibilidade de lado.

Conheça então um pouco mais sobre outbound marketing, suas qualidades e possibilidades.

O que é esse outbound marketing?

Primeiro de tudo, é bom lembrar que existem momentos onde o outbound marketing é o mais indicado, então é melhor entender direito no que ele consiste.

O problema é que cada vez mais o outbound foi ficando de lado enquanto o inbound marketing foi se apoderando do mundo digital. E isso acontece não só por sua eficácia, mas também por seus custos baixos. O outbound marketing então surge como uma opção que soa ultrapassada por muitos, ainda que seus resultados continuem eficientes.

O inbound diz respeito a trabalhar a propaganda em meio a um conteúdo e focando na retenção de público, já o outbound aposta na publicidade com fim nela mesma.

O que afasta as empresas do outbound é a necessidade de um grande investimento direcionado para propaganda. E essas opções passam por mídias físicas como flyers e outras opções mais comuns, como propaganda na TV e rádio. Sem esquecer a internet, com peças de AdWords e AdSense entre outras.

O outbound, então, não é passivo, portanto, precisa de um planejamento mais firme, complexo e especial. É preciso conhecer melhor seu público e seus hábitos, para só então conseguir que seu planejamento atinha o público esperado.

Um processo que necessita então de uma série de passos. Você precisa pesquisar e fazer essa prospecção, o que leva você a entender e se posicionar no lugar de seu cliente, para só então conseguir apresentar seu produto. O que vem depois é a negociação e a conclusão desse  contato.

Os custos do outbound marketing

É lógico que isso tem um custo, então não adianta olhar para o outbound como uma solução econômica, mas sim como um investimento. Um dinheiro que você gasta para fazer com que esse custo seja coberto pelos lucros possibilitados com esse planejamento.

Por isso é tão importante entender que o outbound marketing só funciona em um cenário ou empresa onde você tem tempo para obter o Retorno Sobre Investimento. Esse tipo de planejamento estabelece um período maior de maturação, já que depende do crescimento do interesse. E você não tem uma influência direta sobre isso e, ainda, possui poucas maneiras de mensurar os resultados.

Os primeiros resultados não surgem em tempo curto, mas, em compensação, a quantidade de tempo que a peça funciona acaba se torna bem maior.

Por outro lado, quando você tem um produto que está inserido em um cenário muito maior, onde sua inovação não vem só pela novidade, mas mais pela eficiência, fica mais difícil encaixar seu planejamento em um ibound marketing. E isso acontece, tanto no mundo digital, quanto real, pois você terá que convencer com sutilizar um público já acostumado com outros produtos.

Nesses casos, o outbound marketing pode ser mais eficiente, já que faz com que o tamanho de sua peça ou propaganda possa ser do mesmo tamanho usado por outras marcas mais antigas.

Por fim, o outbound ainda acaba sendo muito mais eficiente quando seu produto consegue atingir mais de cinco públicos diferentes, já que fica mais complicado encontrar os pontos em comum entre eles.

O outbound é dar um tiro de canhão para matar uma formiguinha. E, por mais que pareça absurdo, isso ainda pode dar resultados! Mas será que todo esse investimento vale à pena? Só você pode responder…

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