Você consegue escolher seus amigos e até sua família, mas não consegue escolher quem serão seus colegas de trabalho e chefes. Por isso é tão importante ter boas relações interpessoais dentro de sua empresa. Se dar bem com todo mundo.
Afinal, estamos cercados de pessoas e, se não conseguirmos conviver bem com elas, muito provavelmente teremos problemas a curto e longo prazo. E como são as pessoas que criam os negócios e as oportunidades, quanto melhor você se der com todo mundo, mais chances de se dar bem e alcançar o sucesso.
Mas como desenvolver relacionamentos interpessoais do modo mais eficiente?
Desenvolvendo relações interpessoais
São muitas diferenças, cada um é cada um. Então, é preciso ter em mente que tudo pode se tornar complexo. Mas como ninguém disse que isso seria fácil.
Primeiro de tudo é necessário ter em mente que boas relações interpessoais não são nada mais que lidar bem com as pessoas ao seu redor.
Tenha empatia. Tente se colocar no lugar de seus colegas. Trate as pessoas ao seu redor do mesmo jeito que gostaria que você fosse tratado.
E quanto mais você conseguir se colocar ali, mais fácil será de escutar e entender seus colegas. Lembre que uma comunicação é uma via de mão dupla.
Você deve estar preparado para ouvir opiniões e visões contrárias à sua. Crescer com isso e sempre deixar a impressão que é um bom ouvinte.
As pessoas confiam em quem as ouve. Leve em conta tudo que está escutando e sempre mostre para todos que absorveu e mudou diante daquilo que escutou.
É importante ainda o rapport, já que um dos melhores jeitos de fazer as pessoas confiarem em você é fazendo com que ela se veja em você. Se espelhe e se identifique.
Não é preciso mudar quem você é, mas pelo tentar se adaptar ao seu colega e deixa-lo mais à vontade.
E para não deixar de ser você mesmo, se conheça bem. Entenda suas qualidades e defeitos, valorize o que é bom e tente corrigir o que é ruim.
Vá ainda mais além tente descobrir seu impacto na vida das pessoas. Onde e para quem você faz a diferenças.
Falando em “diferenças”, saiba que todos somos diferentes e um bom relacionamento interpessoal leva em conta a sua capacidade de entender as diferenças.
Entender que é importante ser diferente e que um ambiente melhor deve levar em conta as diferenças e opiniões. Quanto mais lados diferentes de um mesmo assunto, mais possibilidades de encontrar caminhos inesperados.
As relações são relações humanas interpessoais
Lembre que cada um à sua volta é humano e tem suas motivações e caminhos. Então, tente entender as necessidades de cada um. Conheça todos a sua volta, entenda cada um deles e identifique as qualidades do grupo.
Promova, então, o relacionamento interpessoal entre todos a sua volta. Faça isso de forma positiva e não crie nunca competição entre todos. Pelo contrário, ajude todos a se desenvolverem e aprimorarem suas qualidades. Faça com que todos cresçam junto com você.
Atenção: A competição como forma de jogo e incentivo às pessoas é sempre importante, mas isso é assunto para um novo texto sobre liderança.
Uma outra dica importante para criar um relacionamento interpessoal mais forte ainda é estar presente para resolver conflitos. Tenha cuidado na aproximação e não tome um ou outro lado, mas faça ambos perceberem que a união deles é mais importante que cada caminho sozinho.
Promova a conversa sadia e construtiva e veja as brigas e discussões ficarem de lado.
As relações interpessoais nas organizações
Negócios e empresas são feitos de pessoas e as relações interpessoais entre elas são uma peça importante para a organização. Toda empresa precisa de eficiência e ordem para sobreviver diante do mercado.
Cada peça precisa estar azeitada e funcionando perfeitamente.
Estudos e especialistas apontam ainda que quanto melhor o relacionamento entre os funcionários de uma empresa, quanto mais eles se sentem motivados e conseguem se comunicar entre si, mais essas empresas conseguem alcançar o topo do mercado.
Boas relações interpessoais ainda fazem com que a equipe cumpra melhor suas responsabilidades, o que torna tudo ainda mais organizado e funcionando sem problemas.
Um cérebro sozinho não consegue tomar todas decisões, é preciso discutir vários lados, avaliar prós e contras e tentar encontrar soluções para os problemas e complicações.
E quanto mais organizado o ambiente, menos confusão, equívocos e enganos se deixam ocorrer.
Seres-humanos são feitos para se relacionarem e o ambiente profissional é sempre propício para promover esse relacionamento. E quanto melhor o clima e o relacionamento interpessoal mais fácil chegar longe.
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