Se em todos os aspectos da vida a educação é algo importante, no mundo empresarial isso não muda. Uma equipe sem treinamento está fadada ao fracasso, já que conhecer as funções dentro da empresa, suas possibilidades e necessidades é o único jeito de entender seu real funcionamento.

Muitas vezes, o treinamento empresarial, essa educação corporativa vem com a necessidade de melhor a produtividade, atingir resultados melhores ou, simplesmente, rearranjar funções e encontra motivação. Quanto mais claro são as funções e mais real se tornam os resultados, mais forte fica a impressão de que qualquer treinamento é imprescindível.

E acredite nisso, já que foi a solução de meus problemas.

Como eu aprendi na prática a importância do treinamento

Quando assumi o controle da empresa da minha família, uma loja de sapatos, eu ainda era jovem e inexperiente. Mas não existia ali a possibilidade de aprender com o fracasso, o sustento de toda minha família dependia do meu sucesso e do sucesso da loja, mesmo que nenhum dos dois estivesse pronto para ser um sucesso.

Minha solução foi um tiro no escuro, mas mudou minha visão de mundo e me colocou onde eu estou hoje. Eu precisava impulsionar as vendas da loja, já que as contas não batiam, tinha prejuízo e até meu estoque estava cheio demais. Foquei meus esforços então em um único setor: os vendedores.

A ideia era simples, eu teria que encontrar motivação para eles e ao mesmo tempo fazer com que todos melhorassem em termos de técnica de conquista de cliente. O resultado dessas mudanças refletiria tanto neles, quanto em mim e na loja, já que só assim ela continuaria a existir e eles ainda teriam emprego.

A solução começou com a comunicação, estudei o que os principais vendedores faziam de diferente, busquei conhecimento com os mais experientes e estudei técnicas de convencimento. Tudo junto se tornou um treinamento que passei para todos vencedores. Naquele momento, algumas técnicas e dicas que só alguns sabiam, se tornaram algo que todos poderiam usar e, com isso, todos se tornarem melhores vendedores.

Treinamento traz melhores resultados à empresa

Treinamento em uma empresa ajuda a padronizar uma equipe e fazer com que todos tenham conhecimentos em comum. Como se, à partir daquele momento, todos passassem a estar sintonizados na mesma frequência.

E, mesmo assim, tem treinamento que simplesmente não funciona.

Esse pequeno treinamento virou um treinamento de vendas nacionalmente conhecido

Esse treinamento que eu criei foi usado em outra loja minha, depois fui convidado a ministra-lo em outras lojas, não só de sapatos ou vestuário. Aos poucos, esse treinamento se tornou uma palestra e hoje isso ainda está crescendo e se tornando um organismo maior.

Isso porque aquele treinamento inicial funcionou para aquele público lá de trás, mas talvez não seja o mais eficiente para, por exemplo, uma empresa de telemarketing. E essa talvez seja a principal razão de tantos treinamentos mudarem a equipe em um curto período de tempo, mas quase nunca fazerem com que essas mudanças se tornem algo mais à longo prazo.

Umas das coisas que eu descobri é que cada equipe é uma equipe diferente, então é preciso que o treinamento se adapte a elas e não o contrário. É preciso que tudo aquilo dito seja inesquecível. Que cada conhecimento passado não seja esquecido.

E quando esse treinamento entre em ação no dia-a-dia, é preciso também que quem administra a equipe ou a empresa, esteja igualmente treinado. Nesse caso, ele precisa ter em mente a importância de medir os resultados diretos de cada setor. Quanto maior o conhecimento de tudo que está acontecendo, mais fácil de corrigir uma falha precisa e ver isso se tornar em resultados efetivos.

Um bom treinamento passa por isso, por entender os resultados e corrigir as possíveis falhas e limitações.

E algo que eu aprendi com a experiência e hoje é um ponto importante do método que eu criei é que o treinamento para venda deve focar seus esforços no processo enquanto corre da teoria. Não um script pronto, mas o entendimento de que existem uma série de possibilidades que facilitam a venda.

Por isso, quanto mais você conhecer sua empresa, seus vendedores, demandas, possibilidades e falhas, mais facilmente conseguirá planejar um treinamento coerente com suas necessidades, ou até em alguns casos, conseguirá passar isso para um profissional que se encarregará desse treinamento.

Educação é tudo. E essa máxima serve tanto para a sociedade, nosso bairro e país, como também para sua empresa.

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