mar 11, 2016 / por Ricardo Ventura / 1 Comentário

Comunicação! Se existisse uma palavra para resumir tudo que é essencial para se tornar um bom líder, a palavra seria comunicação. Sem ter esse conhecimento, é muito difícil se tornar um grande líder. E é nesses casos que surgem os chefes, aqueles profissionais que assumem cargos de liderança, mas não assumem a postura de um líder.

Esse é um fenômeno curioso porque uma pesquisa recente feita pelo Linkedin mostra que 52% dos brasileiros veem as oportunidades de crescimento como um dos principais motivos para trocar de empresa, mas, ao mesmo tempo, vemos muitos profissionais em cargos de liderança que não tem o menor preparo para ocupar aquele cargo, ou seja, o não têm o conhecimento de comunicação e relações humanas necessários.

Uma pessoa que não se aprofunda nessas áreas dificilmente conseguirá se tornar um bom líder. Isso porque o melhor líder não é o que mais entende sobre a área que está atuando. E, muitas vezes, nós temos a cultura de estudar apenas a parte técnica de nossa profissão. Em alguns casos, as empresas também promovem profissionais que tem qualidades técnicas apenas. Um erro grave.

Mas, para entendermos um pouco melhor de porque você deve estudar muito mais que a parte técnica de seu trabalho, é preciso entender o que é ser um bom líder.

O que é ser um bom líder?

Um bom líder não é aquele profissional superior aos seus liderados e que dá ordens do que deve ser feito. Esse é um chefe. O líder é aquele que faz parte da equipe, que está incluso entre seus liderados e assume a responsabilidade pelo trabalho.

O papel de um líder não é apenas o de delegar tarefas e criar prazos. Um bom líder ajuda a cumprir as tarefas dentro do prazo determinado. Ele tem boa comunicação e sabe se relacionar com as pessoas que estão ao seu redor. E é por isso que todos que estão ao seu redor desejam segui-lo.

E é por isso também que um bom líder tem muito mais resultados que um chefe. Ele consegue cativar seus liderados e levá-los junto para o sucesso. Enquanto isso, o chefe tem dificuldades para motivar sua equipe e, muitas vezes, comanda na base do medo e não da liderança.

Principais características de um bom líder

Principais características de um bom líder

Mas, se o líder e o chefe estão no mesmo cargo, mas um consegue motivar a sua equipe e o outro não, quais são as caraterísticas que podem me transformar num bom líder?

Antes de tudo, um bom líder deve ser honesto com a sua equipe. E a honestidade, muitas vezes, pode ser dura e fria, mas é preciso saber fazer isso da maneira certa. Você pode criticar alguma atitude errada de seus liderados de diferentes maneiras. Algumas delas deixarão eles revoltados, outras farão concordarem com você. E nem preciso dizer qual das duas alternativas seria a de um bom líder, né?

Por isso, ser honesto exige saber falar e se comunicar bem. E essa é uma das características principais de grandes líderes. Um exemplo simples: uma das principais atitudes de líderes em muitas empresas é treinar e formar novos funcionários. Mas como você poderá fazer isso se não souber profundamente sobre comunicação?

Além disso, é preciso gerar confiança nas pessoas que estão trabalhando com você. Ser um bom líder é fazer todos que estão ao seu lado acreditarem no trabalho e levá-los cada vez mais longe. E só uma boa comunicação poda fazer isto.

Todas essas características, normalmente, são conquistadas na base da inspiração. Você deve inspirar quem está em volta de você. É preciso contar histórias, usar gatilhos mentais, olhar nos olhos e encantar o público, ou seja, encantar e inspirar seus liderados.

Todas essas características juntas fazem com que o bom líder não seja visto como alguém superior a todos que estão ali, mas como um igual que os ajuda a ir cada vez mais longe. E é esse combo de características que cria verdadeiros líderes.

O que fazer para ser um bom líder

Como você pode perceber, todas as características de um bom líder levam para um único caminho: conhecer de comunicação e relações humanas. E se você ainda não está convencido disto, vamos fazer um pequeno exercício? Pense em cinco grandes líderes que você admira. Podem ser líderes religiosos, políticos, empresários etc. Você verá que todos eles têm uma comunicação incrível.

Muitos empresários e profissionais que buscam melhores lugares no mercado de trabalho já perceberam isso. Mês a mês cresce o número de profissionais que chegam ao Criando Palestras e Apresentações buscando técnicas de comunicação para conseguirem melhores lugares no mercado de trabalho ou para serem líderes cada vez melhores para seus funcionários.

E os profissionais e empresários que ainda não perceberam esse detalhe simples – que é preciso ser bom comunicador para ser bom líder – vão ficar para trás porque vivemos em tempos que as pessoas primam cada vez mais pela satisfação profissional. E ela é, muitas vezes, conquistada em empresas que têm grandes líderes.

Você concorda que um bom líder é um profundo conhecedor de comunicação e relações humanas?

Quais são as principais características de um líder pra você?

Comente aqui embaixo para continuarmos essa conversa:

 

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook