Vender sonhos…
Essa é sem dúvida a principal missão de qualquer palestrante. E digo mais…
Essa é a função de qualquer vendedor no mundo. Não importa em qual área atua, você sempre está vendendo sonhos, desejos e transformando vidas!
Um corretor imobiliário não está vendendo apenas uma casa. Ele está vendendo o sonho da casa própria, conforto, momentos em família etc.
Um joalheiro não está vendendo um colar ou brinco, mas o luxo, glamour, estilo, diferenciação, status e tudo mais.
Um palestrante está vendendo vários outros tipos de sonho.
Você pode vender mudança de vida, o sonho de empreender, emagrecer, ser uma pessoa mais motivada, aumentar a produtividade e muitos, mas muitos mesmo, sonhos diferentes.
Eu palestro sobre vendas há quase duas décadas. Nesse caminho, eu aprendi que posso vender sonhos mais variados possíveis para meus clientes. Por exemplo:
- Ter uma empresa com alta lucratividade
- Não se preocupar se as contas vão fechar no fim do mês
- Poder aproveitar os finais de semana com a família
- Conhecer o mundo
- Ter um carro de luxo que sempre desejou
- Trabalhar sem precisar bater cartão
São muitos sonhos diferentes e vou te ensinar como você também pode fazer isso!
A Arte de Vender Sonhos Não É Dom. É Prática!
Quem acompanha meu trabalho há um tempo, tem me visto falando muito sobre esse assunto. Porém, é um tema que precisa ser mais do que debatido.
Todos os dias eu ouço coisas parecidas como “eu queria ter seu dom para falar em público” ou “eu queria ter seu dom para entender as pessoas”.
Esta é uma crença limitante que impede as pessoas de terem essas mesmas habilidades que eu tenho. Isso mesmo: H-A-B-I-L-I-D-A-D-E.
Saber comunicar, entender as pessoas e vender sonhos não é um dom. É uma habilidade. E qualquer habilidade pode ser aprendida com muito treino e prática.
O jornalista britânico Malcolm Gladwell diz em seu livro Fora de Série – Outliers que os experts em nível mundial têm, em média, 10 mil horas de prática.
Isso foi entendido por algumas pessoas como “você pode aprender qualquer coisa com 10 mil horas de prática”. O que não deixa de ser verdade.
Você pode aprender qualquer habilidade se treinar exaustivamente.
Você não precisa nascer um grande jogador para virar um atleta de alto rendimento e jogar nos maiores clubes do Brasil. Você pode treinar diariamente e se esforçar muito.
Você talvez nunca chegue ao nível do Neymar, mas é bem provável que seja um jogador acima da média, como muitos que estão por aí.
Eu gosto desse exemplo porque, mesmo quem não acompanha futebol, pode ver que existem muitos jogadores profissionais que não nasceram talentosos, mas são extremamente esforçados.
O mesmo acontece com palestras. Você pode se tornar um grande palestrante se treinar todos os dias.
Esse, inclusive, é meu segredo. Eu treino as minhas palestras sempre. Eu falo sobre vendas há mais de 20 anos e, ainda assim, treino antes de cada apresentação. E já treinava antes de ter vendido minha primeira palestra.
Vendendo Sonhos: A Grande Sacada É Entender Seu Público
Agora que você já sabe que vender sonhos é uma habilidade e não um dom, está na hora de começar a aprender como você pode fazer isso.
E o primeiro passo é, sem dúvidas, entender com quem você está conversando.
É impossível vender sonhos e transformar a vida das pessoas se você não souber para quem está falando. Um corretor de imóveis, por exemplo, faz diversas perguntas para seus clientes antes de mostrar os atrativos da casa.
Isso serve para conhecer quais são os sonhos, desejos e medos das pessoas com quem ele se relaciona. Assim, ele pode vender o imóvel da melhor forma possível.
Ao vender uma casa com piscina para um pai de família, ele não fala que poderá dar grandes festas com amigos, mulheres de biquíni e afins. Esse, provavelmente, não é o sonho desse cliente.
Agora, se ele mostrar como uma piscina para o lazer dos filhos, com conforto para toda a família e um espaço para brincar em segurança, é muito mais fácil fechar essa venda.
Você percebe que é mais do que vender casa? É vender sonhos…
O mesmo acontece com o palestrante. Um cara que fala sobre emagrecimento para homens entre 20 e 30 anos dificilmente terá resultados oferecendo disposição para brincar com os filhos e uma velhice mais saudável porque essas dores não são presentes na vida desse público.
Mas ele pode ter muito mais resultados se falar de disposição para curtir a vida com seus amigos, se tornar mais atraente para as mulheres, poder aproveitar melhor os momentos da vida etc.
Se Torne Um Aliado Para Vender Sonhos
Você consegue perceber algo comum em todos esses exemplos de vender sonhos que eu listei no decorrer do artigo? É muito simples, mas passa despercebido por muitas pessoas.
Em todos os exemplos, o vendedor – seja ele palestrante ou vendedor mesmo – está se tornando um aliado do cliente na busca por um sonho.
Ele consegue identificar quais são os grandes medos e dores do público que está conversando e se identifica como uma aliado para lutar contra eles oferecendo seus sonhos.
No exemplo do corretor que dei anteriormente, ele percebe que o seu cliente tem medo dos filhos não terem onde se divertir, da insegurança das grandes cidades etc.
O vendedor se torna, então, um aliado oferecendo uma casa que vai lutar contra esses inimigos e de seu cliente. E como diz o ditado popular: o inimigo do meu inimigo é meu amigo.
Se você quiser aprender mais sobre como gerar essa conexão, eu tenho muitos outros textos sobre o assunto aqui no blog:
- Como Persuadir Qualquer Pessoa Com 5 Técnicas Práticas
- 7 dicas de relacionamento interpessoal para sua carreira
- 5 técnicas de vendas para usar em qualquer apresentação
Quando você entender esse padrão para vender sonhos que eu ensinei neste artigo, será muito mais fácil transformar a vida das pessoas e, consequentemente, se tornar um profissional de sucesso.
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