Não existe plataforma mais universal na hora de montar uma apresentação do que o Power Point. Seu resultado é uma linguagem universal, simples e fácil de ser usada, além de ser descomplicada para o uso e mais uma fila de benefícios.

Por isso, o melhor amigo de qualquer palestra, apresentação e workshop é sempre um slide ao fundo compondo todas as informações que você está passando.

Mas nem por isso é preciso se desesperar caso você não esteja ambientado com essa ferramenta, já que o que não faltam são dicas para facilitar ainda seu trabalho. Por isso, eu selecionei 11 dicas pra montar apresentação que vão te ajudar no processo!

Como Montar uma Apresentação em 11 Dicas

Entenda o objetivo do slide

Sua apresentação com slides não pode ser o fim, mas sim o meio do todo. Entenda que os slides não são muletas e nem repetições daquilo que você está falando. A mensagem pode vir de algum outro lugar, principalmente de você, mas os slides tem a responsabilidade de acrescentar informações ou reforçar aquilo que está sendo dito.

https://www.youtube.com/watch?v=5SYAcYa32HY

Resuma cada slide

Muito provavelmente ,você já tem sua apresentação separada por tópicos, sabe a ordem e até quanto tempo ficará em cada assunto. Agora é hora de fortalecer isso. Separe cada slide e tente resumir em uma frase o que você pretende colocar nele. Teste essa nova apresentação imaginando o que irá entrar em cada slide.

Construa com coerência

Não adianta simplesmente jogar um conteúdo em uma página em branco e achar que está tudo bem. Procure referências visuais, temas e mais ferramentas. Seu slide não pode roubar a cena, mas também tem que chamar a atenção e completar o show. Sim, esqueça o conceito de uma simples apresentação, faça shows.

Evite excessos

Não exagere. Não coloque muito texto e muito menos encha de imagens. Se for usar um vídeo, encaixe ele na apresentação para que você possa ver o vídeo com seu público. Não disperse as pessoas e nem crie uma competição entre você e seu slide. Muitas informações criam desconfiança de que você não tenha controle sobre seu conteúdo. Equilíbrio resulta em confiança.

Saiba exagerar

Ok, isso está ficando complicado e contraditório, mas confie em mim que você vai entender. Use reviravoltas. Se existe uma informação que você quer usar para surpreender seu público, exagere, coloque só ela no meio do slide, seja um grande número uma imagem ou uma informação. Treine sua fala para que case com essa virada e você verá a reação de seu público.

Quer um exemplo? No exato momento em que você disser que “80% das pessoas gostam de chocolate”, coloque um grande “80%”. Em fundo branco com a fonte preta. Isso fara um efeito lindo. Se o slide estiver projetado numa parede branca, ficará apenas o número como se fosse parte do cenário!

Em alguns momentos, o excesso pode ser bom na hora de montar apresentação

Se segure com as transições

Não adianta usar todas as possibilidades do programa a cada slide que entra ou informação que surge na tela. Encare o slide quase como um fundo de um daqueles noticiários da TV, quanto menos coisas se movendo, piscando, rodando ou indo para cima e para baixo, melhor.  Vá mais longe, separe dois ou três efeitos e use-os. Um fade aqui e um movimento reto ali e pronto.

Use gráficos

Se for usar alguma porcentagem, crie um gráfico completo e colorido. Faça com que seu público entenda aquela informação sem nem direito lerem o que está escrito. Mantenha sempre seu gráfico com quatro a oito separações e sempre dê ênfase visual àquela informação que quer passar, seja uma fatia maior, uma barra mais alta, um pico ou até um vale.

Combinar cores é o segredo

Brinque com as cores. Encontre o significado de cada cor, o que ela passa para o espectador e como aquilo pode influenciá-lo. Teste cores, se tiver uma marca, siga o esquema de cores, se não tiver, inove. Montar uma combinação é bonito e deixa o visual seguro, mas o contraste é sempre seu melhor amigo para destacar uma ideia.

Fontes que se destacam

Lembre que você não está escrevendo um texto ou um livro, portanto fuja daquelas fontes que todos usam. Há uma infinidade de fontes que podem ser baixadas gratuitamente. Portanto, Arial, Times New Romam e Comic Sans são ótimas, mas você precisa de mais. Precisa que cada palavra escrita ali tenha um significado visual e não só gramatical. Uma boa escolha de fonte quase sempre resulta em uma experiência moderna.

Montar apresentação com fotos

Imagens falam mais

Sim, imagens falam mais que mil palavras. Portanto, saiba usar uma bela imagem. Nem pense em qualquer definição que não seja alta, seja um desenho ou gráfico. Uma boa foto ou imagem tende a chamar toda atenção para ela, por isso, precisa estar perfeita. Junte os gráficos da outra dica, as fontes e o exagero e crie infográficos.

Pergunte e interaja

Você não precisa perguntar para obter uma resposta. Use seu slide, deixe que ele pergunte para sua plateia enquanto você está passando por algum assunto relacionado. Quando esse tipo de interação entre seu discurso, seu slide e sua plateia funcionam, o resultado é sempre impressionante e demonstra o quanto você está no controle da apresentação.

Montar apresentação é mais fácil do que parece!

A principal lição que você deve tirar de todas essas dicas é que não adianta ter um conteúdo incrível se ele não consegue ser captado por seu público. É preciso mostrar aquilo que quer passar, e uma ideia só está completa quando encontra um interlocutor.

Uma boa mensagem muda vidas. Atinge como um golpe. São palavras, imagens, conceitos e ideias tudo combinado em uma montagem que é formada por você e seu slide. Por isso, aposte nessas apresentações sem medo.