Muita gente fala. Mas será que essas pessoas sabem o que estão falando? Pode apostar, a maioria das pessoas que pregam a estratégia digital como uma mágica que irá revolucionar seu negócio, só está fazendo isso para chamar sua atenção.
É fácil chamar para si quem está perdido. Se você já não sabe o que fazer para divulgar sua marca, acaba procurando qualquer tipo de muleta. E quem sabe disso irá explorar suas necessidades, conseguir sua atenção e nunca te entregar as ferramentas necessárias para que você encontre o seu sucesso.
Profissionais da área que não estão preocupados com o quanto você conseguirá ganhar com essas estratégias, mas apenas com o quanto eles irão ganhar em cima de você. E, para isso, repetem ideias que já não funcionam, mas que chamam a atenção.
A estratégia digital é um diamante a ser lapidado. Só ele, por si só já impressiona, mas é quando ele é bem trabalhado que você encontra a verdadeira beleza.
Portanto, confira como construir uma estratégia digital que funciona de verdade.
Uma estratégia digital que funciona
Os números são realmente impressionantes. Mais da metade das casas brasileiras estão conectadas, e o faturamento do comércio eletrônico já passa dos R$ 50 bilhões. Portanto, investir nisso não é mais um sonho, é uma obrigação.
Mas é preciso sempre lembrar que não estamos falando do “mundo real”, portanto, grande parte de suas certezas e experiências talvez acabem não funcionando tão bem quando o assunto é o mundo digital.
A primeira dessas impressões acaba sendo o outbound e inbound marketing. O primeiro deles, mais semelhante ao mundo fora dos computadores, tenta pegar o cliente naqueles momentos onde ele não espera. Algo que não funciona na internet.
Nos meios digitais, quem manda é o conteúdo. Portanto, atrelar sua marca a um conteúdo ou vende-la junto de um serviço acaba fazendo com a relevância de sua estratégia seja mais eficiente. O importante não é forçar a venda, mas fazer com que ela nem perceba que está sendo feita.
Uma estratégia que não funciona com uma fórmula mágica, mas com uma cuidadosa análise de seu público e de seu comportamento nas redes. Aproximar seus esforços dessas pessoas do jeito que elas preferirem é meio caminho andado.
Por isso é tão importante o marketing de conteúdo. Entregar para seu público as informações que ele gostaria de ter. Atraí-los através de suas vontades de aumentarem seu repertório.
Apostando na marketing digital da maneira correta
E para trazer essas pessoas para você ou para sua marca é preciso ser encontrado. Fazer com que seu nome surja nos mecanismos de busca, por exemplo, é uma estratégia imprescindível. Então, não basta ter um site. É preciso otimizar para esse intuito. A beleza de um site não serve para nada se ele não for encontrado.
Portanto, mesmo em meio a uma revolução que colocou as redes sociais no foco de todo a atenção, não desperdice seu bem mais precioso. Seu site ainda tem seu principal conteúdo, portanto, é sempre ele que deve estar no centro de sua estratégia. E não se engane, otimizar seus site para os sites de busca não te exclui das redes sociais, já que cada uma delas também tem seus próprio sistemas.
Mas, sobre tudo isso, uma estratégia digital precisa levar em conta quem você é, qual o seu produto, suas ambições e, principalmente, quem é seu público. Não existe fórmula pronta, é preciso adaptar e encontrar aquilo que se encaixa em suas demandas. Portanto, busque um jeito de encaixar isso tudo nas suas necessidades e não o contrário.
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