O que é marketing digital? Pode ser que muita gente por ai responda com facilidade isso, e até te dê uma fórmula mágica, mas acredite, não existe milagre, mas trabalho e conhecimento.

Marketing digital é basicamente encontrar um jeito de adaptar suas estratégias de vendas e marketing do “mundo off-line” para dentro da internet. E não adianta acreditar em atalhos e soluções incríveis, o único jeito é entendendo como isso funciona.

É preciso saber como sua empresa vende, como seu público se comporta, seus objetivos, metas e mais um monte de situações que podem te ajudar a entender suas necessidades. Portanto, entenda melhor o que é o marketing digital.

Então, o que é marketing digital?

Por definição simplista, o marketing digital é um planejamento de ações atraem mais clientes, negócios e estende relacionamentos, tudo exclusivamente na internet. Um meio de divulgar e desenvolver sua marca e criar confiança.

Se que isso pode parecer simples, afinal é só “vender” um produto, serviço ou marca, por outro lado, é preciso olhar para o cenário geral e entender todas possibilidades e caminhos que essa estratégia pode tomar. Mais ainda, o marketing digital é responsável por otimizar e encontrar todo potencial que seu produto ou marca tem.

O marketing digital é então o meio preciso de conseguir estabelecer uma comunicação entre você, seu produto e os clientes.

E se você não acredita na força disso, lembre sempre que mais da metade da população do mundo inteiro já tem acesso pleno à internet, um número que deve subir para 2,3 bilhões de pessoas “consumindo” no mundo digital. Não explorar isso é um equívoco sem tamanho.

Sejam blogs, redes sociais, e-mail e o que mais tiver à mão, assim como um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Tudo isso precisa fazer parte do marketing digital e ser levando em conta diante de um planejamento.

Trabalhando com o marketing digital

E todo marketing digital deve ser sustentado pelos mesmos quatro pilares do marketing: produto, preço, praça e promoção.

Portanto, para chamar a atenção de seu público é preciso ter um preço que seja atrativo pra sei público (e isso nem sempre significa vender barato. Muitas vezes, o preço caro também é muito atrativo). O segundo passo é descobrir onde estará a sua oferta e como você lidará com o produto depois que ele for anunciado e obtido.

Por isso é tão importante que você conheça seu produto, seus atributos e todas características que o sustentam como a melhor opção que seu cliente pode ter.

O que nos leva à promoções. É preciso demonstrar como seu cliente pode achar que o melhor a ser feito é comprar seu produto. Entender que existem estratégias de divulgação.

A grande diferença de um plano de marketing digital é a segmentação e o direcionamento. É preciso entender e conseguir aproveitar essa possibilidade, principalmente se você souber quem exatamente é seu público.

O marketing digital pode parecer fácil na boca de muita gente, mas acredite, ele é uma série de ferramentas e planejamentos que fazem com que a divulgação de seu produto na internet seja muito mais fácil e eficiente. Sem mágica e nem atalho, apenas trabalho e conhecimento.

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