“Venda mais com algumas dicas de persuasão e manipulação”, talvez você já tenha lido e ouvido essa frase em diversos lugares, mas será que existe uma fórmula para vender melhor? Talvez não, mas com certeza existem meios e jeitos de chegar ao sucesso através de alguns atalhos.
É preciso aprender a defender um ponto de vista e fazer com que qualquer proposta seja irrecusável. Não enganar – isso nunca -, mas mostrar que a sua visão e aquilo que você tem a oferecer é melhor. E não se chega nisso sem um pouco de esforço, força de vontade e trabalho.
Convencer não é mágica, é preciso estudar e fazer. Conhecer seu produto e seu cliente, saber o que o resto do mercado está fazendo, enfim, o que não faltam são detalhes para construir esse cenário onde a única opção é o “sim” no final.
Portanto, se você quer vender mais, pode conferir algumas “dicas de persuasão e manipulação”, mas mais importante é entender que é preciso adaptar e fazer com que cada caso seja único. Aprenda, mas mais importante de tudo, saiba usar.
Dicas de como vender mais e melhor
- Venda mais – Essa dica pode parecer boba, mas não existe sucesso sem venda e também não existe experiência se você não colocar as caras na rua e enfrentar o cliente e o mercado. Portanto, venda, venda muito, depois venda mais um pouco e só então comece a analisar o que você faz para conseguir esses sucessos. Analise também o que não está dando certo e coloque tudo um mesmo pote para ser analisado.
- Acredite – Acredite na empresa e acredite em seu produto. Se você não consegue passar essa credibilidade, ninguém conseguirá acreditar em suas palavras. Quando você acredita, isso passa para o cliente, portanto, esteja dentro da empresa e do produto até o pescoço.
- Seja uma autoridade – O cliente gosta de poder confiar em quem está oferecendo a ele algo, e nada melhor do que uma autoridade do assunto para fazer isso. Portanto, demonstre que você é especialista no assunto e não só alguém tentando empurrar uma venda. As pessoas confiam mais em quem é uma autoridade no assunto, respeitam mais sua opinião e seus argumentos.
- “Seu amigo também” – Imagine que seu cliente vai confiar mais em um produto ou serviço se descobrir que as pessoas de seu convívio social e sua rede de amigos estiverem fazendo o mesmo. Não é “Maria vai com as outras”, mas conseguir se enxergar nas pessoas que ele escolheu para serem suas semelhantes. Todos se sentem mais confortáveis quando estão rodeados de amigos.
- Conte uma história – O ser humano gosta de narrativas, e nada é mais interessante do que uma boa história. Portanto, insira seu produto ou serviço dentro de uma história interessante e que mostre o quanto ele é eficiente. Crie atenção no que está dizendo.
- Dê algo em troca – Todo mundo gosta de ganhar algo, quando você oferece algo imperdível e a pessoa começa a negociação ganhando algo, é mais fácil que ela sinta essa vontade de reciprocidade na hora de obter seu produto ou serviço.
- Faça o cliente dizer “sim” – Não apenas uma vez, mas várias. Quanto mais perguntas com respostas afirmativas você fizer, mais fácil de, na hora final, ele dizer “sim” com uma facilidade maior, já que está acostumada a ele. Podem até ser perguntas mais simples, o importante é o “sim”.
- O gatilho da escassez – Toda persuasão precisa acontecer em curto prazo, é algo que precisa acontecer somente naquela hora. Seu cliente precisa ser influenciado somente por um breve momento para dizer o “sim”. Portanto, demonstrar que aquela oferta não irá acontecer de novo é importante. É preciso fazer com que a pessoa saiba que aquele é uma oportunidade única.
- Um vendedor tem que ser interessante – Seu cartão de visitas é você. É preciso criar confiança e chamar a atenção para a ideia de que você é alguém que sabe o que está falando e é a imagem da empresa. Seu produto começa a ser vendido assim que você se mostra alguém interessante.
- Esteja sempre calmo – Tenha o controle da situação. Permaneça calmo durante a negociação. A confiança vem com a impressão de que você está acostumado a fazer aquilo e nada mais te tira desse estado de controle emocional. Se você conhece o produto e acredita na empresa, não tem razão para estar nervoso, e isso deve ficar bem claro.
- Troque de lugar com seu cliente – Não tente simplesmente empurrar uma ideia, tenha empatia, se coloque no lugar de seu cliente e tente entender o que ele quer ou precisa. Faça com que seus esforços sejam modelados para aquele cliente específico. Cada cliente é um cliente único, assim como cada abordagem. Portanto, seja único!
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