Chega uma hora na história de sua empresa, negócio ou marca que você precisa dar um passo além. Seja para aumentar seus clientes ou conseguir mais dinheiro de investidores. Nessa hora, quase sempre, você se pega perguntando “como vou apresentar minha empresa para um investidor”?

A resposta não é simples. Na verdade, não existe uma fórmula mágica, guia ou tutorial. E talvez, tentativa e erro acabem sendo o único caminho. Mas, nem por isso você precisa ficar tropeçando para conseguir ir além. Escute quem já passou por isso e aproveite essas experiências.

Por isso, fique ligado em tudo aquilo que as pessoas têm para passar para você e não desperdice seu tempo tentando. Confira, então, uma série de dicas sobre como apresentar sua empresa para clientes e investidores.

Dicas para apresentar minha empresa

Mas, primeiro de tudo, você tem que saber se está preparado para apresentar sua empresa. Se tem para oferecer tudo aquilo que seu cliente ou investidor precisa. Se tem uma marca que vá ajudar esse contato. Enfim, uma série de detalhes que fortificam sua apresentação. É preciso que você tenha um produto que convença.

E isso, principalmente, pois você não terá tantas oportunidades de errar nessa fase. Um escorregão aqui pode impedir que você retome esse contato para o resto da vida. Por isso, esteja preparado.

Umas das técnicas mais difundidas na hora de apresentar sua empresa é o “pitch” ou “elevator pitch”, que é algo como “conversa de elevador”. O conceito é simples, em dois ou três minutos, você deve apresentar e convencer seu investidor.

E o primeiro detalhes dessa técnica é fazer uma pergunta no início. Isso posiciona o conhecimento da pessoa e demonstra o quanto ela está à vontade com o assunto. Mas melhor ainda, cria o interesse. Na sequência, demonstra o quanto sua oportunidade encontrou uma lacuna no mercado que quer preencher, e mais importante, seja objetivo, não se repita e nem perca tempo dizendo algo óbvio.

Lembre ainda que você não tem todo tempo do mundo, então, não perca essa oportunidade tentando explicar todo seu negócio. Foque nos pontos importantes. Apresente e crie o interesse, deixe espaço para a pessoa depois procurar mais sobre sua empresa ou produto. Aprenda mais dicas de como fazer um pitch para investidores aqui!

E como estamos falando de comunicação direta, tente entender “seu público”, tente falar “na língua” dele. Se estiver falando com alguém da área comercial, fale em vendas, do financeiro, foque em números e assim por diante.

Como apresentar minha empresa: É preciso saber com quem está falando!

Por fim, nunca ultrapasse cinco minutos. Treine muito em casa, tente até diminuir isso. Seja firme e inesquecível. Mas mais importante de tudo, tenha com você um material para deixar com o cliente. Folder, cartão de visita ou qualquer outra coisa, desde que seja simples e tenha um modo de fazer seu investidor te procurar de volta.

Como apresentar minha empresa

Mas, seja em um pitch ou em uma apresentação mais comum, em uma reunião ou até com slides, existem cuidados que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

E a primeira dela é sua aparência. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Se nesse primeiro momento a pessoa não confiar em você, talvez ela acabe inconscientemente negando todo o resto. Sorriso, postura, tranquilidade, tudo conta, mas talvez mais importante seja tomar cuidado em não parecer nem desleixado, nem extravagante naquilo que está vestindo. Busque um meio termo, tente passar despercebido no ambiente.

O que te leva a outra dica: pesquise. Antes de pisar em qualquer lugar, pesquise sobre seu cliente. Sobre a empresa, sobre seus funcionários e projetos. Perca um tempo no Google. Não perca tempo perguntando algo que poderia ter sio pesquisado antes. Chegue com as informações.

Entretanto, o mais importante disso tudo bate de frente justamente com uma prática que parece ter sido extremamente popular. É preciso que você se interesse por seu cliente ou vendedor. O mercado não fica mais confortável com aquele velho vendedor cheio de frases feitas e lábia. Hoje, as pessoas, clientes e investidores querem mesmo é alguém que demonstre que está ali em busca de algo que acredita de verdade.

E se você está realmente preparado, se acha que essa hora de dar um próximo passo chegou, demonstre esse interesse. Procure clientes e investidores que possam não só lhe dar dinheiro, mas também credibilidade. Não procure só investidores, vá em busca de parceiros.

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