Um dos estágios mais complicados de todo o processo de vendas é, justamente, abordar cliente. Não se aproximar e começar a falar, mas fazer isso de modo eficiente e que te leve realmente a uma venda e um relacionamento comercial.
E não se engane, não existe mágica! É muito mais complicado e trabalhoso se aproximar e conquistar um novo cliente do que vender um produto para alguém que já conhece seu trabalho. O problema é que todo mundo um dia já foi um novo cliente, portanto, todos precisam passar por esse processo.
Mas, se você acha isso complicado, talvez algo esteja lhe bloqueando e atrapalhando sua vontade de se aproximar e apresentar seu produto. Porém, isso é algo que precisa ser superado e organizado de um jeito em sua mente, que nunca mais se torne um problema ou barreira.
Confira então como se aproximar, abordar e, mais que tudo, conquistar um novo cliente e trazê-lo para mais perto de sua marca, produto ou serviço.
Abordar cliente é mais fácil do que você pensa
O primeiro passo que você deve dar é entender que você está com problemas para abordar clientes novos por algum tipo de medo e insegurança. Porém, não ache que irá resolver isso, mas, pelo menos, entendendo já poderá saber que caminho tomar para melhorar tudo.
E isso é normal, é o inesperado funcionando sob suas expectativas. Você não sabe como o cliente irá responder, reagir ou até se irá lhe dar atenção. Portanto, a insegurança é normal.
O segredo aqui é não desanimar. Se vier um “não”, tudo bem, analise o que fez, tente corrigir ou que está de errado, melhore e tente de novo.
Existe um ditado popular entre os vendedores que diz que “um sim só acontece depois de três nãos”. Continue, mude a abordagem, seja novo em cada contato e conquiste o cliente.
A segunda dica é “plantar o sim”. Faça com que seu cliente responda “sim” para perguntas relacionadas ao produto e ele manterá a atenção em você. As pessoas gostam de serem afirmativas e quando surge um novo contato, ela pode levantar um bloqueio muito grande se o “não” for sua primeira resposta.
Portanto, não chegue até um novo cliente despreparado. Informação gera confiança.
Os passos de como abordar um cliente
O que acontece antes do contato é tão importante, ou mais, do que aquilo que acontece na hora da abordagem. Quanto mais bagagem e conhecimento você tem do produto ou serviço, mais seguro daquilo que está fazendo você fica. Ao mesmo tempo, ainda tem a experiência.
Quanto mais você aborda, mais à vontade fica e menos problemático se torna ter que ultrapassar essa barreira. Quando você identifica suas falhas e dificuldades, fica muito mais fácil corrigi-las.
Junte os dois lados dessa mesma moeda e você está muito mais pronto para abordar novos clientes. Você terá o conhecimento do produto ao seu lado, assim como entenderá aquilo que ele fará de bem para o seu cliente, ao mesmo tempo, terá experiência para fazer essa aproximação do jeito mais eficiente e competente, afinal, já viu como isso deu errado de outras formas.
Uma abordagem eficiente de um novo cliente passa por uma comunicação que consiga fazer tudo isso funcionar. Funciona graças a uma mensagem que você consegue transmitir para seu cliente de um jeito que seja interessante para ele e faça-o querer que aquilo muda sua vida.
Enquanto você pensar que está vendendo produtos ou serviços, estará sempre preso à insegurança do “não”, mas quando perceber que está oferecendo sonhos, soluções e oportunidades únicas, perceberá que o cliente está sempre muito mais aberto do que você imagina, basta ele escutar as palavras certas.
Abordar cliente pode ser um processo complicado e amedrontador, mas com um pouco de conhecimento, confiança e qualidade, tudo fica muito mais fácil.
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