Para muitos especialistas em vendas, fazer prospecção de novos clientes é o mesmo que investir dinheiro, mas a verdade é que um prospecto é muito mais valioso do que 100 pessoas sem um histórico com seu negócio.

A conta é fácil! Uma boa prospecção cria clientes que estão mais abertos para analisar e gostar daquilo que você oferecerá. Ela tira da frente grande parte da dificuldade de convencimento e até de vendas. É como se você estivesse trabalhando com uma porta aberta para fazer aquela pessoa se tornar cliente.

Metade da venda talvez esteja na prospecção, portanto tratar bem desse estágio pode te garantir todo lucro e sucesso que você está trabalhando para atingir.

Conheça então alguns jeitos de fazer prospecção com maior eficiência e garantir seus resultados.

Aprendendo como fazer prospecção de clientes

O primeiro passo que você deve dar para uma boa prospecção é entender que você já tem clientes, portanto, entenda esse perfil. Trace similaridades dentro de seu público e faça com que essas características sirvam de ponto de partida.

Portanto, uma boa prospecção não está ligada à sorte, mas a muito planejamento e conhecimento de seu público, já que será muito mais fácil pinçar esses potenciais clientes do meio de uma multidão se você souber quem são eles.

O segundo ponto mais importante é entender, não só as demandas desses grupos, mas entender como seu serviço ou produto irá resolver os problemas deles. Estude seu produto e saiba apresentá-lo e defendê-lo com segurança e confiança. É o modo como seu cliente vê o produto através de seus olhos que fará com que ele se empolgue com a compra dele.

Mas talvez isso não seja suficiente para que os prospectos vejam ali a oportunidade de suas vidas, por isso, estude o mercado. Entenda o que está acontecendo ao seu redor e enxergue onde estão as oportunidades de novos clientes e novas possibilidades.

Não se deixe nunca ser surpreendido por algum tipo de mudança no mercado que prejudique sua marca. Quanto melhor você conhece o mercado, mais bem preparado está para se comportar como  a melhor escolha para novos clientes.

Por fim, saia em busca desses clientes. Não adianta esperar por eles! Num cenário lotado de oportunidades, sair em busca destes novos clientes é chegar antes da concorrência pode.

Como fazer prospecção com facilidade

O que não faltam hoje são opções de marketing e aproximação de novos clientes. Seja marketing de conteúdo ou até possibilidades mais diretas como formulários e listas de emails. O importante é ter o contato com seus clientes e conseguir enxergar neles aquele perfil que você traçou. Mas não se engane, nem todo mundo se encaixará nele.

Então é hora de prospecção. Use as redes sociais, busque referências de clientes antigos, frequente feiras e, mais importante, escute sua equipe. Conte com eles para indicações e recompense o esforço de cada um.

E não se esqueça que ter profissionais próprios para esse tipo de prospecção é importante, mas conseguir traçar um sistema e estipular metas é ainda mais imprescindível, já que não é possível ficar dependente de alguém ou uma equipe sem ter o conhecimento suficiente para fazer esse mecanismo funcionar e, muito menos, sem possibilidade de cobrança por falta de dados e prazos.

Portanto, não esqueça de entender como funciona sua prospecção, mas também não fique refém dela com única possibilidade de novos clientes. Esteja presente!

Seja em redes sociais, blogs, criadores de conteúdo especializados no assunto ligado a seu produto e até, se preciso for, propaganda. Saiba montar uma rede onde seu produto ou serviço seja facilmente encontrado em qualquer lugar que as demandas de seus clientes possam apontar.

Investir em prospecção de clientes pode parecer complicado, mas com certeza é um trabalho que garante um retorno muito mais do que qualquer outro tipo de investimento de sua empresa, afinal, eles que garantirão o sucesso de seu negócio.