Se existe um cuidado que é a chave do sucesso em 100% das empresas é o contato com os clientes. Por isso, um apropriado treinamento de atendimento ao público é, praticamente, uma obrigação.

E quando estamos falando “atendimento”, estamos nos referindo a todo e qualquer contato que a empresa tem com qualquer pessoa interessada em conhecer ou obter algum serviço ou produto da empresa. E tanto no futuro, quem irá “gastar”, como no passado (quem já consumiu), ou até que está fazendo isso naquele momento.

Por isso, não adianta jogar toda responsabilidade em um setor de “serviço ao consumidor”, o importante é integrar tudo sob uma mesma política de atendimento. Criar um padrão onde, de uma ponta à outra da empresa, todos tenham a consciência de que o produto mais importante dela é o cliente, então, não teria o porque de não trata-lo com todo cuidado.

Isso sem contar que a velha máxima ainda não saiu de moda: um cliente feliz é um cliente gastando seu dinheiro com sua marca.

7 dicas pra um treinamento de atendimento ao cliente

  • Analise o que tem – Não adianta você criar um treinamento de atendimento ao cliente se não sabe quais são as necessidades da sua equipe. Se aproxime analise, identifique o que tem de bom, olhe bem para os defeitos. Um treinamento de atendimento correto não começa do zero, mas da aposta em ajustes.
  • O que está certo e o que está errado, tudo serve – Se estiver acontecendo algo de errado, não puna, ensine. Se estiver certo, valorize. Tente entender porque aquilo está funcionando ou não. Muitas vezes, um treinamento simples no dia-a-dia acontece com você mostrando à todos tudo aquilo que está sendo feito corretamente. Celebrar o que está dando certo empurra todos para frente.
  • Encontre exemplos – Deixe a teoria um pouco de lado. Quem está ali treinando quer ver aquilo funcionando na prática. Quer ver a atitude e os resultados. Portanto, dê exemplos o mais práticos possíveis e crie situações do dia-a-dia para tornar tudo mais gráfico.
  • Desenhe os limites – Nenhum atendimento é algo engessado, portanto, encontre onde tudo pode ser flexível e estabeleça esses limites. Faça com que seus funcionários não só decorem uma situação, mas entendam tudo e trabalhem dentro desses limites. Faça com que seus funcionem acreditem façam com naturalidade, e não só sigam uma cartilha.
  • Defina os objetivos – Se a ideia é ajustar um detalhe do atendimento, deixe isso bem claro. Se o propósito do treinamento for mudar tudo, deixe isso mais claro ainda. Não adianta enganar ou não fazer tudo com o máximo de clareza. Um funcionário desconfiado não aproveitará o treinamento. Ele perderá os ensinamentos tentando “ler” por trás daquilo.
  • Ouça seus clientes – Antes de mergulhar num treinamento, procure seus clientes e peça para eles apontarem o que tem de errado ou certo. Alguns estudos apontam que mais de 90% dos clientes dividam suas experiências negativas com outros clientes, portanto, que tal aproveitar isso para arrumar os erros de sua empresa?
  • Ensine e dê as ferramentas – Não adianta contar o que deve ser feito, demonstre e dê a seus funcionários as ferramentas necessárias para que eles consigam melhorar seus atendimentos. Tente entender se, antes de qualquer coisa, as demandas de seus funcionários não passam por alguma necessidade que você pode prover. Analise bem essas opções e traga elas para dentro de seu treinamento.

Treinamento para atendimento ao cliente de ser para todos

Mas, talvez, o ponto mais importante de um treinamento é qualificar seus próprios funcionários, ao invés de ter que procurar no mercado “mão de obra” com esses conhecimentos, mas que, entretanto, não conhece sua empresa.

E isso, ainda por cima, serve de motivação para esses funcionários que serão sempre valorizados, agregarão capacidades em seus currículos e verão seus esforços serem mais recompensados com cargas de produtividade mais interessantes.

Criar um contato e uma unidade entre sua empresa e seus funcionários ainda aproxima essa relação e te faz entender melhor o que está acontecendo, não só por meio de números, mas sim por meio de pessoas.

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