Falar em público não é fácil para a maior parte das pessoas, mas é incrivelmente importante na hora de tentar passar uma ideia, explicar um projeto, vender um produto ou conseguir um investidor. Dar palestras é um grande diferencial por isso!
Ainda mais nos tempos de hoje, que vivemos na época em que as pessoas que mais transmitem informações são as que mais conquistam resultados pessoais e profissionais. Afinal, vivemos na era da informação.
Então confira algumas dicas para dar palestras que separei para você e não perca nenhuma oportunidade de fazer palestras incríveis e inesquecíveis.
Não esqueça: dar palestras não é dom
Ser um bom orador não é algo que nasce com uma pessoa. Na verdade está muito mais ligado àqueles 90 % de transpiração do que aos 10% de inspiração.
E o objetivo principal é simples: fazer com que suas palavras se destaquem e seu público saia dela com o sentimento de terem aprendido algo.
5 Dicas de como dar uma boa palestra
1 – Conheça seu público
É óbvio que nem sempre você terá essa oportunidade, mas quando conseguir é imprescindível que você tente saber com quem irá falar.
Além de lhe deixar mais a vontade, pode fazer ainda com que você adapte e formate sua palestra. Deixá-la mais técnica para um público mais especializado ou mais simples para um público mais leigo. O importante é que, qualquer que seja sua audiência, ela se sinta à vontade.
E quanto mais à vontade eles estiverem, mais fácil você manterá o controle sobre eles, assim como mais conteúdo eles aprenderão.
2 – Estude e tenha sempre um plano B
Pode parecer exagero, mas ambas as coisas estão extremamente ligadas e podem salvar sua palestra. Treine muito o que você irá falar, simule problemas e questões, encaixe onde pode haver interação com o público. Quanto mais você treinar e se sentir confortável com o que irá passar, mas fácil de sair de enrascadas na hora da palestra.
Não conte com internet perfeita, nem com computadores que não deem problemas. Tente ter todos seus recursos à mão ou offline, assim caso algum imprevisto aconteça você poderá tirar de letra e continuar sua palestra.
3 – Treine a presença de palco
Lembre sempre que você está em frente a uma plateia, então faça com que todos, em qualquer canto do auditório, entendam o que você está falando e perceba cada um de seus gestos.
Imposte sua voz e não deixe de encarar sua plateia, escolha algumas pessoas troque olhares, vá mudando de foco e ganhando cada um de seus espectadores. Transpareça sua confiança e em contrapartida veja todos confiarem em você.
E não esqueça que o foco da palestra é você e seu conteúdo, então não deixe que nada desvie a atenção de seu público.
4 – Transpire propriedade
Fale com conhecimento de causa, transpareça o quanto você entende daquele assunto. Seja confiante e mantenha o prazer de estar passando aquele conteúdo.
Uma outra dica ligada a isso é conseguir encontrar um ritmo interessante de seu discurso. Nem muito rápido nem muito devagar. Muito rápido passará a impressão de nervosismo, enquanto a lentidão deixará sensação de que você talvez não esteja confiante (além de tornar a experiência lenta e cansativa).
5 – Se prepare antes da palestra
Seja você iniciante ou veterano nas palestras, os minutos antes de entrar em cena são sempre carregados de nervosismo e apreensão. E não se engane, isso é bom. A mesma adrenalina que te deixa acelerado abastece seu corpo com energia e te deixa mais entusiasmado para que sua performance seja melhor e mais viva.
Então não desperdice aqueles momentos antes da palestra com distrações, crie seu próprio ritual e esteja sempre preparado. Vá ao banheiro, verifique a sala antes da audiência chegar, receba seu público, repasse os primeiro minutos e sorria.
Uma boa dica é um bom copo de água morna com limão para não secar a garganta e a boca e permanecer em pé enquanto a palestra não começa. Não relaxe, entre no clima e esteja pronto para a ação.
Curso para dar palestras
Mas tudo isso precisa de muito treino e estudo. E um dos modos de conseguir é no meu treinamento Criando Palestras e Apresentações.
O curso trabalha desde a ideia inicial até criação de conteúdo, execução, dinâmica e mais tudo necessário para que você não só consiga realizar grandes apresentações em reuniões, convenções, faculdades etc., como até tornar-se um treinador em empresas e até um palestrante profissional.
Vejo vocês lá!
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<