Por mais que o mercado tente impor essa ideia, em alguns momentos, uma empresa crescer pode não ser a melhor das opções ou o caminho mais indicado. Isso se dá por uma série de fatores, mas o mais importante deles é que cada negócio tem suas próprias características e deve sempre ser entendido como único e não como apenas mais um.

Muitas vezes, a pequena empresa tem o controle de seus números e obrigações, seu lucros e possibilidades, e deixar isso de lado só para crescer pode ser um tiro no pé. Principalmente, pois grandes empresas acabam sendo negócios completamente diferentes e, com isso, necessitam de novos aprendizados.

Grandes empresas são engessadas e burocráticas, é preciso aceitar isso ou fracassará diante de suas ambições.

Por outro lado, escalonar sua empresa e chegar mais longe não precisa ser através dos números de sua produção, o que não faltam são formas e opções. É normal crescer até certo patamar onde você mantém o controle e ai procurar opções como franquiamento, licenciamento e até possibilidades como consultoria e outros serviços.

Crescer pode significar ficar maior, ter mais responsabilidades e problemas, mas também pode ser sinônimo de aumentar seu faturamento de diversos jeitos sem necessariamente se tornar uma grande empresa.

Fazendo sua empresa crescer de formas alternativas

Uma das primeiras coisas que você deve saber é que sua empresa não irá crescer da noite para o dia, seja para se tornar uma grande empresa ou, simplesmente, para encontrar outras opções de aumento de faturamento. Tudo é um processo, então é preciso ter calma e paciência, dar cada passo com segurança e nunca perder sua capacidade de continuar prestando os mesmos serviços que já estava fazendo.

Por isso é tão importante que você sempre foque no equilíbrio financeiro de sua empresa. Se você tem uma receita que já está equilibrada hoje, tenha sempre em mente que “crescer por crescer” pode acabar com esse equilíbrio.

Crie um planejamento financeiro que te possibilite entender quais passos podem ser dados em busca de uma melhora em seus rendimentos.  Uma grande empresa vem com grandes gastos, e, talvez, você não esteja preparado para eles.

Do mesmo jeito que sua empresa talvez não esteja preparada para aumentar seu quadro de funcionários ou até reorganizar sua equipe. Se você já conseguiu identificar os talentos de sua equipe e o funcionamento azeitado da pessoas que trabalham para e com você, talvez não seja uma boa ideia mudar todo esse cenário e muito menos sobrecarrega-lo.

Como fazer uma empresa crescer sem expandir o negócio!

O que abre, nesse caso, uma opção que pode ser a solução para um “crescimento sem crescer”: investimento nos recursos humanos. Quando você foca parte de seus investimentos nos recursos que você já tem, quase sempre obtêm resultados muito maiores do que seu investimento, já quem aumenta a produtividade e a eficácia enquanto mantém a empresa dentro dos mesmos parâmetros.

Mas ainda assim você pode querer ir além, então é bom entender algumas opções.

Como crescer uma empresa de forma saudável

Duas opções de crescimento sem um investimento que transforme sua folha salariais, aumente gastos e possa prejudicar seu futuro, são as franquias e licenciamentos.

Por isso é tão importante saber a grande diferença entre os dois, já que isso envolve taxas, possibilidades, opções e até sua autonomia. Mesmo enquanto ambas as possibilidades são marcadas pela padronização da qualidade da marca e o treinamento de suas matrizes, todo o resto é bem diferente.

A diferença principal entre os dois está justamente na sua autonomia. O franquiado está obtendo um modelo fechado de produto. Uma experiência que vai desde o padrão da marca, até o modelo de venda, estoque, treinamento, planta da loja e desenvolvimento do negócio. Existe pouco ou quase nenhum espaço para o franquiado impor suas ideias.

Já o licenciamento trabalha com a possibilidade de obter os direitos de venda de um produto ou marca. O licenciado continua ditando o rumo de seu negócio, mas agora pode se valer da possibilidade de ter uma marca como sua representada.

Já os valores investidos em cada um dos dois são proporcionais às possibilidades. Uma franquia requer um investimento maior, já que “dá” tudo e ainda disponibiliza qualquer tipo de consultoria ou ajuda. Por outro lado, o licenciamento, por necessitar de menos ligação entre o licenciador e o licenciado, acaba sendo uma opção mais barata.

Vai então de você, seja no lado que estiver, tendo um produto para ser licenciado, ou até fazendo de seu negócio uma franquia, entender as necessidades de cada modelo e escolher que caminho se encaixa melhor no seu planejamento.

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