Um dos pontos mais importantes da venda é, justamente, fazer abordagem e conseguir aproveitar essa oportunidade, transformando isso em uma venda propriamente dita. O sucesso não vem sem uma abordagem eficaz.

É o modo de começar, a porta que deve ser aberta. Uma boa venda começa com uma abordagem que faz com que todo o resto fique mais simples de ser feito.

O importante ainda é entender o quanto cada pessoa é única e não adianta seguir um roteiro pré-estabelecido, é preciso entender e adaptar aquilo que você sabe fazer, mas com diferença para cada cliente. Entender a necessidade de cada um é um passo importante para tornar a abordagem mais fácil de ser colocada em prática.

Toda relação comercial é única e individual, mas é preciso, antes de qualquer coisa, entender as possibilidades que o vendedor tem em mãos.

Como fazer abordagem de vendas

1- Não seja pretensioso

Muita gente aborda clientes já com a impressão de que sabem tudo sobre eles, assim como o que é melhor para cada um, esquecendo de escutar o cliente e tentar entender o que ele realmente procura.

Quando o vendedor se coloca em um lugar acima do cliente, ele acaba afastando-o da venda, já que o cliente não quer ser tratado como alguém menor, muito pelo contrário. O cliente deve ser o foco principal e estar em um pedestal de atenção.

O vendedor precisa ser sutil e entender o “timing” para abordar e também dar os próximos passos.

2- Mostre novidades

Não seja igual a mais ninguém, se sua concorrência já faz isso, então tente fazer algo diferente e único. Mostre para seu cliente coisas que ele não sabe. Não deixe nunca que seu cliente saiba o suficiente sobre seu produto ou serviço sem que você tenha nada de novo para apresentar.

Jogue fora aquela abordagem clássica e discursos batidos, seja único e apresente algo que chame a atenção. Seja lembrado por ser diferente, atraia a atenção por estar fazendo algo que mais ninguém fez.

3 – Não desperdice o tempo de ninguém

O público em geral está cansado de abordagens comuns. Telemarketings, gente chegando na rua, enfim, o que não faltam são abordagens que nenhum cliente está interessado, mais ainda, que estão cansados disso.

Faça com que seu cliente tenha a impressão que está investindo o tempo que está dando a você em algo precioso. Não seja repetitivo, escute, deixe o cliente à vontade e faça com que ele se sinta interessado por você e seu produto.

4 – Deixe de lado o vendedor sabe tudo

Ninguém gosta do vendedor que se torna mais importante que a marca, serviço ou até cliente. Ninguém se interessa por alguém que tem todas as respostas e tem certeza de quem está errado e está sempre cheio de teorias e soluções.

Não existe uma solução para tudo, mas diferentes soluções e possibilidades para um número infinito de clientes e um maior ainda de vendedores. Portanto, não tente ser a estrela da negociação.

5 – Fale menos e escute mais

Os clientes gostam de expor o que sentem e necessitam, portanto, escute-os. Deixe eles fazerem as perguntas e mostre que está aberto para sanar as dúvidas. Uma boa abordagem é, antes de qualquer coisa, uma conversa que funciona muito bem.

Quando você escuta o que a pessoas têm a dizer, é muito mais fácil fazer as perguntas certas.

Entendo como fazer abordagem de vendas

É importante saber que não existe uma boa e eficiente venda sem uma abordagem coerente. Não adianta tentar uma venda sem conseguir uma abordagem que abra essa porta.

Existem técnicas de abordagem que funcionam, mas também existe um cliente diferente diante de cada venda, por isso o importante é mesmo entender seu cliente e adaptar sua abordagem para cada pessoa.

A abordagem é um momento único e importante para qualquer venda, portanto, entenda e use muito bem essa possibilidade e veja o seu sucesso surgir a partir de uma ação simples, mas completamente efetiva. A venda passa pela abordagem, estão intimamente ligados, portanto, aposte nisso para aumentar seus lucros.