O conteúdo é o principal de sua palestra ou apresentação. É ele que deve ser o foco – além de você – para conduzir a plateia. Porém, todo o esforço de produzir um excelente conteúdo pode ir por água abaixo se você não tiver um slide profissional!
Já está mais do que provado que recursos visuais são mais instrutivos e fáceis de serem captados pelo público do que só palavras. Mas não que isso queira dizer que você vai fazer uma apresentação só com slides. Muito pelo contrário! Você dará ainda mais ênfase no conteúdo, mas sabendo que tem uma baita ferramenta nas mãos: os slides.
Ainda assim, tudo isso pode afundar se você não souber o que fazer na hora de criar uma apresentação com slides. Principalmente porque existe uma série de pontos que precisam ser seguidos ou esse recurso vai atrapalhar mais do que ajudar.
Por isso, aprenda a usar Power Point (ou similares) e nunca mais tenha uma apresentação que não seja no mínimo incrível.
1 – Um slide profissional não é uma cola
Simples assim, quer uma cola? Então imprima um roteiro (isso para oradores. Palestras NUNCA devem usar colas). Seus slides precisam ser compostos de textos curtos e objetivos.
O objetivo dele é pontuar ideias ou ressaltar informações, ou até situar seu público em sua palestra. Dê preferência por palavras-chave destacadas, em negrito. Mas nunca faça com que seu público tenha que ler seu slide, se ele fizer isso, vai prestar atenção no slide, não em você.
2 – Se preocupe com a estética
É fácil reconhecer um slide feio, mas é mais importante ainda conseguir arrumar ele para que se torne bonito. Uma dica interessante é sempre lembrar que você não tem limite de slides, então, não precisa criar uma série de tópicos sobre o assunto que está falando e deixar o slide parado, opte por um tópico por página (e você vai trocando enquanto fala).
E aqui ainda cabem outras dicas rápidas. Se preocupe com o contraste, se o fundo é escuro, seu texto precisa estar em uma fonte bem clara (e vice-versa). Sobre as fontes, lembre-se que elas precisam ser grandes e fáceis de ler (até por aquela pessoa que está bem no fundo).
Padronize seus slides, faça com que página após página tudo pareça a variação de uma ideia visual única. E tenha em mente que padronizar não significa ser igual, mas coerente!
3 – Estatísticas e gráficos são excelentes
Essas informações sempre são bem vindas, mas lembre-se que é preciso posicionar o público. Não adianta jogar um gráfico em um slide se ele não estiver compondo sua informação. Opte sempre por dar mais estatísticas dentro do gráfico, se algo é 20%, explique o que são os outros 80%.
E lembrem-se quase sempre gráficos podem ser coloridos e darem vida ao seu slide, então faça com que eles sirvam para isso.
4 – Vídeos e músicas que complementam sua fala
Na maioria dos casos são ferramentas interessantes para um slide profissional, mas é preciso usar isso com parcimônia. Por isso, só use quando for estritamente necessário, principalmente, porque pode sair do padrão de silêncio que você estava impondo. Use, mas não abuse.
5 – Ícones são simples, mas incríveis
Exatamente. Pode parecer meio bobinho, mas não é. É lógico que você não vai colocar coraçõezinhos em um slide sobre economia (ou coisa pior), mas quase sempre conseguirá encontrar ícones que resumam bem sentimentos ou mensagens, o que facilitará ainda mais o entendimento de seu público.
A grande sacada dos ícones é que eles são simples. E existem poucas coisas tão elegantes quanto a simplicidade.
É sua hora de fazer uma apresentação de slide profissional
Aulas, reuniões, palestras, qualquer momento em que você tenha que apresentar algo para o público, tudo fica melhor com um slide profissional por trás. E quando ele tem cara de profissional, é mais fácil ainda que todas atenções foquem em você.
Seguindo essas dicas, o resultado é um complemento tão poderoso que não deixará nunca que sua apresentação soe capenga. Mostrará ao seu público o quanto você consegue conquistá-los, seja no discurso, seja por meio de imagens.
Um slide profissional reflete alguém profissional e que sabe o que está falando. E, como estou cansado de falar, a confiança é um dos fatores mais importantes na comunicação. Por isso, confie em sua apresentação e PPT e seu público confiará em você.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<