Tudo começa como uma ideia. E qualquer pessoa com o mínimo de experiência sabe o quanto pode ser difícil vender ideias. O pior de tudo é que é quase obrigatório conseguir vender essa ideia para que ela se torne real, por isso, o melhor mesmo é aprender como fazer isso.

E o maior problema de vender ideias ainda passa pelo tempo. Na maioria das vezes, você não só precisa apenas apresentar sua ideia, como ainda fazê-lo em curto período de tempo e sem escorregar, porque se o fizer, pode dar tchau para o projeto.

Todo o processo que precisa ser muito bem pensado, desde a ideia, até o contato, o pitch, seus objetivos, investidores, futuros clientes, enfim… Aqueles poucos segundos que você terá para apresentar são só um detalhe.

Por isso é tão importante estar preparado e, para isso, o que não faltam são dicas certeiras.

Aprendendo como vender ideias…

A técnica de pitch de vendas, por exemplo, consiste em resumir toda sua ideia em uma apresentação que caiba em um encontro de elevador (elevator pitch). Um diálogo que faz com que você coloque dentro da cabeça de um possível investidor não só uma ideia, mas também a impressão de que o melhor a ser feito é colocar o dinheiro em você.

Por isso, muita gente diz que um pitch eficiente é dividido em cinco pilares.

O primeiro deles é a oportunidade, você deve deixar claro que o investidor terá em seu produto a oportunidade de se inserir em um mercado que lhe trará benefícios. Se encha de dados, números e porcentagens, impressione com a verdade.

E, para conquistar mais ainda, demonstre que conhece o mercado que “está oferecendo”. Valide o seu conhecimento e o potencial de sua ideia com conhecimento.

O terceiro passo é talvez o mais importante! O momento onde você conquistará seu investidor: apresente uma solução. Você terá mostrado que existe uma oportunidade e agora deixará claro que sua ideia resolverá esse problema e isso se transformará em lucro.

É nesse momento que você ainda deve mostrar que sua ideia não é só produto de sua imaginação. Se tiver uma mostra ou protótipo melhor, se não, pelo menos descreva muito bem todo funcionamento e puxe a imaginação do investidor.

E se você tem uma oportunidade única, deixe isso bem claro nesse quarto momento. Se você tem diferenciais (e deve ter!) é hora de “colocar na mesa”. Resolver um problema não é suficiente. É preciso que sua ideia resolva o tal problema de um jeito diferente e que seja feito de um jeito que só ele faz.

Como vender ideias e torná-las reais!

Por fim, faça uma proposta bem clara. Seja o valor de um investimento e as contrapartidas. Seja estudos que mostrem para ele o quanto um investimento daquele tamanho traria resultados.  Às vezes, o que você quer é algo específico, como um aumento de atuação, investimento em uma equipe, divulgação, maior distribuição ou mais um monte de possibilidades. E nessa hora é bom deixar bem claro o que é e onde isso iria levar a empresa.

Mas, no final das contas, o pitch não é nada mais do que um momento curto que você tem para conquistar essa pessoa que pode mudar completamente o futuro de sua empresa. Por isso, faça bem feito.

Você só precisa de ideias para vender

De qualquer jeito, o sucesso de uma venda ou a conquista de um investidor podem ter dicas, mas nunca uma fórmula mágica ou “chave do sucesso”. Muito menos vem com uma daquelas frase de livros de autoajuda do tipo “fique rico fazendo tal coisa”. O sucesso de uma venda vem com técnicas e muito estudo.

Eu aprendi tudo que sei com muita experiência na prática, por isso, para poder ajudar quem quer aprender com tudo aquilo que eu aprendi, fiz o livro Comunicar, Vender e Negociar com PNL, onde eu faço um passeio por algumas das técnicas mais eficazes do mercado.

E talvez eu tenha despertado seu interesse no livro, o que para mim é o maior sinal de que esse método deu certo. Se tudo começa com um ideia, o que vem depois é sempre muita comunicação e conquista. Portanto, lute por sua ideia, mas o faça com as armas certas e não desperdice nenhuma oportunidade.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<