O que não faltam no mundo e na história oral e escrita de todo civilização, são boas histórias que servem de metáforas e analogias para situações complicadas. Mas será que já não estamos cansados de repetirmos os mesmos velhos contos? Conheça então a história do pato, a história do leão e tenha novas ideias.
A História do Pato
Esqueça o famoso “era uma vez”, nesse caso foque em uma cenário muito mais contemporâneo, uma família simples que mora no interior do país. Um casal de avós que cuida dos dois netinhos enquanto os pais trabalham na cidade grande.
Um certo dia o avô fez um estilingue e presenteou o neto, que já vivia saindo para a floresta em busca de aventuras. Munido do presente do avô, o menino então partiu agora em busca de algum animal para caçá-lo. O garoto ficou dias e mais dias seguidos tentando encontrar alguma presa, mas nada, nunca conseguiu atingir nenhum animal.
Os dias se passaram e certa vez, no caminho de volta para a casa, foi surpreendido pela presença do pato de estimação da avó, mas só reconheceu-o tarde demais. Sacou seu estilingue e acertou o pato em cheio. O sentimento de culpa então o fez esconder o pato na pilha de lenha e fingir que nada tinha acontecido.
O garoto não percebeu, mas sua irmã avistou-o matando pato, e no mesmo dia, ao ser chamada pela avó para lavar a louça disse, “Não se preocupe, vovó, meu irmão falou que quer ajudá-la”. Surpreendido, o irmão então escutou baixinho da irmã, “Não se esqueça do pato!”.
Dia após dia então o irmão, sabendo que a avó gostava tanto do pato, acabou fazendo todas tarefas da irmã junto das dele. Em pouco tempo estava cansado, sem energia e resolveu contar a verdade para a avó, e foi surpreendido mais uma vez, A avó lhe confessou, “eu adorava aquele pato, mas adoro mais ainda você. Vi pela janela todo mal entendido, mas resolvi esperar para ver quanto tempo você iria preferir ser escravo da mentira e de sua irmã a se libertar através da verdade”.
A História do Leão
Todo dia na África um leão acorda em busca de alimento. Anda pelas savanas tentando enxergar um bando de cervos ou gazelas, ali estará o seu objetivo. O único modo de alimentar ele e sua cria. Ao avistar um bando de gazelas o leão se posiciona, foca em um alvo e parte para o ataque.
Todo dia na África o sol nasce e um leão acorda com o objetivo único de, antes do sol se pôr, conseguir correr mais que uma gazela e fazer dela seu alimento.
Todo dia na África uma gazela acorda em busca de alimento. Anda pelas savanas e pradarias, seu alimento é abundante, então não precisa sair muito de longe de sua “casa” para sobreviver. Mas essa aparente calmaria pode ser violentamente interrompida pela presença de um leão faminto.
Todo dia na África uma gazela acordo com o único objetivo de, se necessário for, correr mais do que qualquer leão que acabe encontrando.
Então, não importa se você é uma gazela ou um leão, quando o dia nascer você deverá estar preparado para correr por sua vida.
Crie sua história
Muito bem, você já deve estar cansado de ouvir essas duas metáforas por aí em palestras e mais palestras. Por isso, se você quer mesmo ser um palestrante de destaque, fuja do lugar comum e procure inspiração em sua própria cultura.
Ainda mais em um país com um folclore tão rico e cheio de possibilidades como o brasileiro. E melhor ainda, não perca tempo tentando repetir e copiar, vá em busca de suas próprias narrativas e morais da história. Adapte. Se inspire. Seja único.
Você não precisa pegar metáforas prontas e nem histórias que já foram contadas. Crie sua própria história.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<