Muitas vezes você precisa apresentar um trabalho, seja para um grupo de funcionários, chefes ou até para vender um produto para clientes. Sem contar os profissionais que trabalham com palestras, workshops, pitch de vendas. E até mesmo para trabalho de escola. Não tem escapatória, em algum momento da sua vida você precisará criar slides.

Mas nunca se desespere com isso, o que não faltam são ferramentas e dicas que vão lhe auxiliar neste caminho. Você não precisa se sentir preso ao Power Point (mesmo que ainda seja a melhor ferramenta para criar slides), o que não faltam são opções e até possibilidades online. E, melhor, o que não faltam são possibilidades gratuitas.

Confira então sete opções de programas que te ajudarão na hora de criar um slide.

Criar Slides

Mas antes é bom explicar o que é um slide. Pode parecer simples, mas muitas pessoas erram na construção de suas apresentações porque não entendem como funcionam.

A apresentação de slides é um suporte para sua apresentação que traz de forma visual alguns pontos que devem ser destacados. Ele não pode conter longos blocos de textos, mas pequenas frases ou tópicos que apoiem sua argumentação. Ou até mesmo apenas fotos que ilustrem o que você está dizendo.

É bom lembrar que diversas pesquisas apontam a importância desse recurso, já que quem está recebendo aquelas informações de forma interativa tem mais facilidade de captar aquilo por meio de imagens.

Portanto, tenha o conteúdo, mas não perca a oportunidade de inflamar mais ainda com a ajuda dos slides.

7 sites para criar um slide

  • Zoho Works – Simples e perfeito para iniciantes, tem ainda uma função que ajuda muito quem já tem trabalhos formatados, já que é possível a importação e até edição de material previamente produzido em algum programa off-line. Para quem gosta de deixar tudo mais bonito, o Zoho ainda tem uma grande biblioteca de temas e formatações que te ajudem na criação de seus slides.
  • Projeqt – Gratuito, ainda tem a seu favor o “jeitão” de rede social. Primeiro você consegue se registrar nele com sua conta existente de diversas redes sociais. Segundo, você tem liberdade total para acrescentar material de diversas fontes, tanto de seu computador, quanto de outros sites. E melhor ainda, você sempre poderá ir atualizando suas informações e slides.
  • Google Slides – Como é uma marca do Google, o que não falta aqui é facilidade e um interface familiar para quem já usa os dispositivos e programas da empresa. Melhor ainda, mesmo sem necessitar de uma “olhar profissional”, os resultados são sempre facilmente transformados em materiais “com cara de profissional”. E lógico, tudo podendo ser compartilhado pelo Google Drive com a segurança que a marca sempre oferece.
  • Prezi – Talvez uma das opções mais fáceis que você vai encontrar. Funciona off-line e você precisa baixa-lo, mas transforma a experiência em uma tela em branco onde você quase não tem limites para sua criatividade.
  • PowToon – Um pouco diferente de um simples slide, o PowToon cria espécies tanto de imagens mais fixas, quanto até vídeos com animações. Mas mesmo que isso possa parecer complicado, é bem simples e instintivo, com a maioria da funcionalidades funcionando com objetos sendo arrastados.
  • Slide.es – Totalmente gratuito, nem por isso deixa de oferecer um monte de recursos. O Slid.es ainda tem à seu favor a possibilidade de apresentar tudo online. Melhor ainda, com integração com o Google Analytics, você será capaz de monitorar visitas, visualizações e mais qualquer informação de tráfego de sua apresentação.
  • Emaze – Talvez um dos mais impressionantes em termos de visual, o emaze ainda por cima é simples e intuitivo, sem contar uma riqueza enorme de sua interface e uma biblioteca enorme com temas criados por designers famosos. O emaze ainda tem a sua disposição a criação de apresentações em 3D.

Como criar slides que rodem o mundo

Essas ferramentas que lhe falei aqui realmente têm um potencial incrível, mas ainda no começo deste artigo eu disse que o Power Point continua sendo a melhor ferramenta para quem precisa criar slides. Sabe o porquê?

Porque o Power Point é uma ferramenta mundial. É um software que está disponível na maior parte dos computadores do mundo e pode ser rodado em diferentes plataformas. A compatibilidade de uma apresentação ppt é essencial para palestrantes profissionais.

Imagine que o seu notebook quebra poucos minutos antes da sua apresentação. Ela estava feita em Prezi e o local que você está não tem conexão com a internet para você baixar em outra máquina. O que você faz?

Se você estiver com um Power Point, basta conectar seu pendrive em outro computador e dar um show!

Concorda comigo? Comente aqui embaixo.

E também me conta qual dessas ferramentas online pra criar slides é sua favorita.