A redação publicitária também pode utilizar neuromarketing?
Essa é uma dúvida que vejo presente em muitas comunidades e debates sobre os conhecimentos do subconsciente. E ainda é pior: pouquíssimos publicitários estão utilizando essas técnicas para potencializar os seus resultados.
Essa são técnicas essenciais para a persuasão, mas ainda não estão presentes na vida de muitos marketeiros e publicitários, como foi constatado durante o Neurobusiness Expo Forum de 2014.
Por isso, a minha ideia com este artigo é mostrar como a redação publicitária pode ganhar muito com o neuromarketing.
Como a redação publicitária pode se utilizar do neuromarketing?
Antes de tudo, eu quero deixar claro que não é apenas a redação publicitária que pode se utilizar dessas técnicas para ser mais persuasiva. São muitas variáveis para você usar o neuromarketing.
Imagina que você está em um balada e se interessou por uma mulher, mas já observou que todos homens que vão conversar com ela são logo mandados embora. Então, pode se utilizar dessas técnicas para se aproximar.
Ou você está aprendendo como montar uma palestra, deseja ter falas mais motivadoras e criar slides que chamam a atenção do público-alvo, é possível usar essas mesmas técnicas.
Assim como você também pode usar as técnicas de neuromarketing que vou explicar aqui durante uma negociação de um para um com seu cliente. Ou quando você é o cliente.
Porém, o foco deste artigo está na redação publicitária, que ainda não abriu os olhos para esse universo de oportunidades.
Isso acontece porque muitas pessoas imaginam que somente em vídeos ou conversas é possível utilizar o seu conhecimento sobre PNL, mas essa é uma lenda.
No treinamento Comunicar, Vender e Negociar com PNL e no livro com o mesmo nome, eu ensino muitas técnicas de neuromarketing que são aplicadas nas mais variadas situações.
Tenha em mente que todas as suas decisões são tomadas no subconsciente. Não importa se estamos falando de conhecer alguém, aceitar um conhecimento ou comprar um serviço.
Tudo acontece no subconsciente para depois ser racionalizado.
Sabendo disso, fica claro que a redação publicitária precisa de muito mais do que criatividade para trazer resultados verdadeiros.
Quantas campanhas virais e com alto grau de aceitação vemos na internet? E quantas delas realmente aumentam as vendas ou deixam a marca mais famosa?
A verdade é que são pouquíssimas. Portanto, está na hora de estudar neuromarketing e deixar sua redação publicitária muito mais persuasiva.
Técnicas de redação publicitária com neuromarketing
1 – Abuse e use dos neurônios espelhos
Você provavelmente percebeu que estou usando um dos mais famosos slogans de campanha publicitária brasileira pra falar sobre essa dica, certo?
E você também bocejou quando viu a foto acima?
Por um motivo bem simples: as propagandas de roupa são algumas das que mais utilizam desse recurso simples, mas altamente eficiente para seu subconsciente.
Usar o neurônio espelho é uma técnica tão simples, mas tão simples, que parece até óbvia de ser dita, mas tudo é óbvio depois que te ensinaram.
Ela não é nada mais do que mostrar outras pessoas utilizando o produto que está vendendo.
Portanto, ao invés de colocar fotos das peças de roupas no manequim ou soltas no fundo branco, use modelos. Isso fará com que o seu público se imagine com aquela roupa.
É exatamente o mesmo princípio que te faz bocejar quando vê alguém bocejando ou de sentir uma baita sede quando vê alguém tomando uma Coca-Cola.
Até onde sei, o único mercado que não pode usar essa técnica na redação publicitária é o de cerveja, já que as publicidades não podem mostrar pessoas ingerindo bebida alcoólica.
2 – Combata um inimigo em comum
Essa é uma técnica de redação publicitária mais complexa, mas que faz as pessoas se encantarem pelo produto que você está vendendo.
Muitas pessoas usam isso para vender cursos e até mesmo soluções para problemas cotidianos.
Um mercado que usa muito desse tipo de técnica é o de saúde. Você provavelmente já deve ter visto muitas publicidades de produtos naturais e saudáveis que não utilizam o glúten.
Diversos nutricionistas apontam que o glúten é um alimento importante, sendo parte essencial de uma dieta vegetariana, por exemplo.
O único problema do glúten é realmente para as pessoas que possuem alergias. Fora isso, existem até riscos de tirar o glúten da dieta.
Porém, esse é um dos maiores inimigos da década. Quando você escreve uma redação publicitária que te aponta como lutando contra esse inimigo comum do público-alvo, ele te enxerga como amigo.
3 – Explore os sentimentos e dores
Você já viu algumas propagandas do governo federal que mostram cenas de acidentes gravíssimos e fala sobre como você deixaria a sua família?
Essa mesma propaganda fala sobre os bons momentos que você deixará pra trás caso aconteça um acidente de carro grave.
Ela está usando uma das técnicas de redação publicitária com neuromarketing mais eficientes que é explorar os sentimentos. E mais: ela faz uma relação de dor e prazer.
Ou seja, te mostrar uma dor que você sente hoje ou pode sentir e te mostrar como é possível vencer essa dor se tomar determinada atitude. No caso da propaganda do governo é dirigir com cuidado.
Porém, você pode mostrar essa relação de prazer vendendo produtos também. A Coca-Cola (impossível falar de boas propagandas sem citá-la várias vezes) faz isso muito bem há anos.
Você lembra qual foi a última vez que viu uma campanha da Coca vendendo refrigerante? Nem eu. Ela vende momentos de prazer. São almoços em família, passeios com amigos e grandes emoções.
Outra marca que trabalha muito bem as emoções é a Dove. Ela faz ótimas campanhas para internet em que trabalha a emoção das mulheres.
4 – Nunca se esqueça das sensações
A redação publicitária, na maior parte dos casos, usa apenas da visão e audição, mas não podemos esquecer que temos os cinco sentidos.
Olfato, tato e paladar também são essenciais para que a sua campanha seja muito mais persuasiva. E o mercado de beleza sabe disso muito bem.
A maciez da pele, por exemplo, é sempre exaltada nas campanhas de produtos de beleza porque é uma sensação diretamente relacionada a esse mercado (a imagem acima é um exemplo).
Mas muitos outros mercados podem se aproveitar. Uma daquelas placas de ponto de ônibus com uma propaganda de café que exala o aroma do café torrado, por exemplo, trabalharia o olfato do público-alvo.
Por falar em café, é um mercado que também trabalha as sensações bem. Mesmo sem transmitir cheiro pela televisão, sempre mostra imagens de pessoas cheirando o café ao passar pelo coador.
Por mais que você não esteja sentindo aquele cheiro, ele vem ao subconsciente.
5 – Inspire-se no modelo AIDA
Você já ouviu falar no modelo de redação AIDA? É uma forma altamente eficaz pra despertar a vontade do público em comprar o seu produto:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
Ela consiste nesses quatro pontos que são essenciais pra aumentar a conversão de suas campanhas e impactar nos resultados.
Primeiro, você deve ter uma chamada super impactante para chamar atenção do seu público-alvo. Em seguida, desenvolver sobre o assunto para que ele tenha interesse, despertar o desejo mostrando vantagens de fazer o seu curso e chamar para ação.
Um exemplo bem simples e estereotipado do modelo AIDA aplicado no meu treinamento de palestrantes para você entender melhor:
Se torne um palestrante PREMIUM em 3 Dias!
Não… Você não leu errado. É possível se tornar um palestrante profissional em apenas 3 dias. Você poderá vender palestras profissionalmente, melhorar as suas apresentações de trabalho e ser muito mais persuasivo em suas vendas com essas técnicas que foram testadas e aprovadas ao longo de duas décadas.
Isso tudo graças ao modelo inovador do treinamento Criando Palestras e Apresentações. São avaliações individuais para uma turma com apenas 10 alunos, o que permite com que Ricardo Ventura ensine todo seu conhecimento de palestras com maior atenção a cada um dos participantes.
Além disso, você ainda recebe 16 bônus exclusivos:
Bônus 1 – E-book com mais de 700 dinâmicas de grupo.
Bônus 2 – 500 modelos de PowerPoint prontos.
Bônus 3 – Links e informações sobre programas e equipamentos
Bônus 4 – Grupo secreto no Facebook.
Bônus 5 – Suas apresentações editadas e enviadas para você.
Bônus 6 – Videoaula sobre PowerPoint com os melhores especialistas do Brasil.
Bônus 7 – Videoaula sobre Prezi com os maiores especialistas do Brasil.
Bônus 8 – Videoaula com Ivan Alexandre – Um dos maiores Fonoaudiólogo dos cantores da Bahia.
Bônus 9 – Videoaula com Ricardo Ventura – “Empoderando seu Ser” – uma ferramenta fantástica para criar um estado de excelência permanente!
Bônus 10 – Videoaula com Ricardo Ventura – A indústria de Palestras! – Como fazer para criar teu espaço neste mercado.
Bônus 11 – Assessoria para construção de Site/Redes Sociais/ Mídia Press e Relevância da sua marca.
Bônus 12 – Vitrine do Palestrante – Site onde os que já estiverem preparados e com sua palestra pronta terão a indicação e as recomendações do Ricardo Ventura. – Ótimo para você chancelar e valorizar o seu trabalho – Esse site será divulgado e patrocinada no Google e Facebook.
Bônus 13 – O Ricardo foi convidado e nomeado DIRETOR DE CONTEÚDO do MAIOR Clube de Negócios de empresário da Zona Norte de São Paulo (com expansão para as outras regiões) Isso significa que ele será responsável em levar palestrantes para estes eventos!! Será uma grande oportunidade dos nossos alunos ter seu trabalho visualizado com quem assina o cheque!
Bônus 14 – Ricardo é sócio de uma Rádio e TV com programação na UOL – Podendo entrevistá-lo sobre seu trabalho e divulgações.
Bônus 15 – Bônus surpresa revelado somente no dia do evento.
Bônus 16 – Área de membros exclusiva – para facilitar e organizar seus estudos.Clique aqui para saber quando será o próximo treinamento Criando Palestras e Apresentações!
Viu como esse é um modelo simples, mas altamente efetivo?
No livro Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária, a professora Lilian S. Gonçalves ensina um modelo muito parecido que segue a seguinte estrutura:
- Exórdio: O princípio do texto que chama a atenção do leitor
- Narração: O conteúdo que você deseja transmitir
- Provas: Oferecer conteúdo que comprove o resultado e aumente o desejo de compra
- Peroração: A conclusão que chama para uma determinada ação.
6 – Entenda a diferença entre homens e mulheres
Nós vivemos em um mundo que homens e mulheres ocupam posições sociais muito semelhantes, mas não podemos esquecer que existem grandes diferenças comportamentais.
E essas diferenças influenciam diretamente nas motivações pessoais.
Assim como um homem da classe A tem motivações diferentes de um homem da classe D. Mas a grande diferença entre homens e mulheres é que essas diferenças são biológicas.
Ah, Ricardo… Tá explicado porque as marcas vendem máquina de lavar para mulheres.
Não… Não é nada disso. Estamos falando apenas de motivações e não de quem é responsável por tarefas domésticas. Pra você entender melhor, vou explicar um pouco mais sobre:
Motivações Feminina
As mulheres são, naturalmente, mais emocionais do que os homens. Estão, normalmente, interessadas em seu próprio bem-estar e no de toda sua família. As campanhas que falam sobre amor, emoções e romantismo, por exemplo, costumam trazer muito mais impacto.
Motivações Masculinas
Os homens costumam ser mais objetivos em suas decisões. Um exemplo claro é o shopping. Mulheres gostam de passear no shopping. Homens entram pra comprar o que foram comprar e vão embora. Por isso, as campanhas precisam ser mais objetivas e mostrando os benefícios na prática.
PS: As diferenças de motivações não podem ser usadas para reforçar estereótipos. Existem mulheres mais objetivas e homens mais emocionais. Porém, esse é um padrão de comportamento.
7 – Faça seu público sentir-se parte de uma comunidade
Um dos principais motivos para a humanidade ter sobrevivido por tantos anos é o seu senso de comunidade. Diversas pesquisas apontam que outros hominídeos menos sociais foram mortos e sobrevivemos graças ao companheirismo.
E isso está em nosso subconsciente até os dias de hoje. Queremos fazer parte de uma comunidade e buscamos aprovação social.
Por isso é essencial fazer com que seu público sinta-se como parte de um todo. Campanhas de pasta de dente usam muito esse tipo de técnica na redação publicitária.
Frases como “70% das pessoas têm cáries” fazem com que não tenhamos vergonha de sofrer com a cárie e passemos a fazer parte de uma comunidade que luta contra esse problema.
Essa ferramenta é tão poderosa que é uma das seis dicas de persuasão para entrar na mente de qualquer pessoa.
Dica de Leitura: Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária
Ufa… Esse artigo foi longo. Bem maior que o padrão que estamos acostumados aqui no blog, mas um assunto tão interessante quanto esse precisava de um pouco mais de profundidade.
E se você se interessou, eu vou dar uma dica de leitura de um livro que já citei aqui: Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária da professora Lilian S. Gonçalves.
Esse é um livro bem pequeno e leve que pode trazer mais insights sobre como aplicar o conhecimento do subconsciente de variadas formas.
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