Você, com certeza, já reparou que um grande número de pessoas faz palestra gratuita. São palestras dos mais variados segmentos, seja presencial, online e até mesmo mista. Elas estão espalhadas em todos os cantos do mundo. E, se essa pessoa é um palestrante profissional com muito conteúdo para passar a outras pessoas, por que ele está fazendo uma palestra sem ganhar nada em troca?

Uma das principais coisas que pensamos é que esse palestrante está começando sua carreira ou que ele está sendo contratado por alguma empresa para oferecer essa palestra gratuita ao público. Isso realmente acontece, mas nem sempre é assim!

Existem muitas pessoas que realmente fazem palestra gratuita e elas não ganham nada com as palestras diretamente. Por isso, hoje, vou explicar porque vemos tanta palestra gratuita no mercado.

Uma palestra gratuita tem uma alto poder de conversão nas vendas.

Palestras de vendas gratuitas

Um dos primeiros motivos está nas famosas palestras de vendas. Elas são feitas justamente para vender produtos ou serviços de empresas, portanto, não há necessidade de comprar. Uma das palestras de vendas mais famosas do mundo é a da Apple.

Todos os anos, milhões de pessoas param para assistir o que a gigante da tecnologia tem a falar. É claro que todos já estão esperando por uma novidade mercadológica e o anúncio de seus novos aparelhos, mas, muitas vezes, essa palestra de vendas pode ser muito mais subentendida do que você imagina.

Você já viu alguma palestra gratuita em que o palestrante diz que tem algo especial para quem assistir essa palestra até o final? Se sim, já sabe que ele ofereceu algum desconto ou um produto/serviço novo, um lançamento, que curaria todas as dores que ele apresentou durante a palestra.

Essa é uma estratégia muito famosa no marketing digital. Muitos empreendedores digitais fazem webinários – palestras através da internet – em que transmitem conteúdo para seu público-alvo e no final vendem algum serviço ou produto.

E essa é uma estratégia muito eficiente. Poucas coisas são tão persuasivas e geram tanta autoridade quanto às palestras. Os ganhos que eles terão, ainda mais na internet que o limite de público é limitado, pode suprir os danos que um palestrante ganharia cobrando por suas apresentações.

Palestra gratuita trabalha a construção de marcas.

Cursos e palestras gratuitas para branding

Branding é um assunto muito importante para as marcas – já falei sobre branding para palestrantes aqui e aqui. Ele quem determina qual a imagem que os consumidores têm da empresa ou da pessoa que está vendendo um serviço. E, como eu disse antes, poucas coisas constroem tanta autoridade quanto uma palestra bem feita.

Nesses casos, o retorno da palestra gratuita é ainda mais indireto do que na situação de cima. O grande objetivo dessa palestra não é ganhar dinheiro se apresentando e nem vender algo diretamente, mas deixar sua marca grudada na cabeça do público-alvo. E muitos empreendedores têm apostado nessa iniciativa.

No Criando Palestras e Apresentações, eu recebo, cada vez mais, um grande número de empresários que pretendem fazer palestras para divulgar melhor a sua empresa no mercado e de profissionais liberais que desejam se tornar autoridade.

A palestra gratuita, para essas pessoas, funciona como uma ferramenta de divulgação do seu trabalho. E isso funciona muito bem. Se você procurar por “palestra gratuita” no Google, verá que a maior parte dos resultados vêm de páginas que vendem alguma coisa relacionada ao tema da palestra.

Em alguns setores, as empresas apostam em oferecer não só palestras, mas cursos para seu público-alvo. Uma marca que desenvolve sistema de gestão para pequenas empresas, por exemplo, pode oferecer um curso de gestão e, neste curso, utilizar a sua ferramenta. Isso apresentará as principais características de seu produto ao público.

Uma coisa importante que você deve ter em mente é que, muitas vezes, as palestras de branding e de vendas se encontram. No exemplo acima, a marca pode oferecer um desconto especial para quem fez o curso e deseja contratar a ferramenta e atingir os dois objetivos e trabalhar essas duas áreas.

Eu devo fazer palestra gratuita ou essa área não é pra mim?

Eu devo fazer palestras gratuitas?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas trazem. E eu não posso respondê-la por você, infelizmente, mas posso te ajudar como responder isso sozinho. Antes de tudo, eu aconselho que saiba muito bem qual o foco de sua palestra,

Se você deseja ser um palestrante profissional, fazer palestra gratuita pode fazer com que você pareça um amador. Afinal, o contratante nunca te buscará por você ser um bom palestrante, mas por fazer o serviço de graça. Mas é claro que você pode organizar sua própria palestra e oferecer de graça como trabalho de branding.

Seguindo o passo a passo de como montar uma palestra, você terá muito mais foco sobre qual será o objetivo final de sua apresentação e isso te ajudará a decidir qual caminho seguir.

O modelo de palestra gratuita funciona pra você?

A palestra gratuita é uma ferramenta excelente para construção de marca e para vender. Se você procurar, encontrará pessoas que ganham milhões vendendo através de palestras na internet. Assim como você conhecerá pessoas que se tornaram famosas por suas apresentações, mas não vivem de palestras.

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