Ser palestrante de alto nível não é tarefa fácil.

É preciso treinar por horas a fio, saber exatamente o que falar, conhecer muito bem sobre o assunto, estar preparado física e emocionalmente, ter uma boa linguagem corporal, entender o que seu público está pensando e muito mais.

Mas não precisa se preocupar. Também não é um bicho de sete cabeças da forma que todas as pessoas imaginam.

No Criando Palestras e Apresentações, é possível ver que até as pessoas mais tímidas do mundo podem ser palestrantes com o direcionamento certo. Elas saem verdadeiros oradores!

Por isso, nesse artigo, eu vou te ensinar 5 dicas práticas para ser palestrante de alto nível e quebrar tudo nos palcos, mas, antes, você precisa descobrir se tem um perfil para ser palestrante.

O Que É Preciso Para Ser Palestrante?

Antes de você aprender essas dicas para ser palestrante, você precisa se perguntar: Será que eu tenho o perfil para ser palestrante? Calma! Eu vou te ajudar a responder essa pergunta.

Você sabe falar?

Você se comunica com outras pessoas diariamente?

Então, você, com certeza, pode ser um palestrante!

As pessoas têm no imaginário popular que palestrar é algo mítico. É um dom divino que toca apenas alguns poucos escolhidos.

Mas a palestra é, acima de tudo, prática e muito treino.

Palestrar é simplesmente tirar alguém do lugar que está atualmente e levá-la a um ponto que você deseja. Nas minhas palestras de vendas, por exemplo, eu tiro as pessoas da estagnação e levo para um novo patamar de relacionamento com os clientes.

E você pode aprender como fazer isso treinando muito. Não é preciso esperar um dom divino.

Agora que você já sabe que pode ser palestrante, vamos às dicas?

As 5 Dicas de Como Ser Um Palestrante de Alto Nível

1 – Aposte na simplicidade da fala e da apresentação

O sábio simplifica. O burro complica!

Essa frase resume muito bem o que o palestrante deve fazer. Ele precisa trazer o seu conteúdo de uma forma simples para que o público entenda.

Isso cabe tanto para o seu discurso, quanto para a sua apresentação de slides. O impacto no público é bem maior quando se aposta na simplicidade e objetividade.

Ser palestrante é trazer uma mudança na vida das pessoas

Ser palestrante é oferecer um conteúdo que transforma a vida das pessoas de alguma forma. Um palestrante que fala difícil e não pode ser compreendido falha miseravelmente nessa missão.

2 – Entenda o subconsciente e como o cérebro organiza informações

O nosso cérebro é uma máquina fantástica e o subconsciente é uma das partes mais importantes no funcionamento dessa poderosa máquina.

Ele é responsável por toda a tomada de decisões e pela maneira que nós enxergamos o mundo.

O palestrante que entende essa área é muito mais persuasivo e poderosos do que a maioria dos outros profissionais.

Eu já escrevi muitos artigos que ensinam um pouco sobre essa área do cérebro aqui no blog:

3 – A forma é mais importante que o conteúdo

4 – Conheça as ferramentas de persuasão

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, é possível aprender como ser persuasivo. Basta alinhar os conhecimentos de subconsciente com uma comunicação eficaz.

Você pode entrar na mente de qualquer pessoa usando as Armas da Persuasão catalogadas por Robert Cialdini, por exemplo. São elas: Reciprocidade, Coerência, Aprovação Social, Afinidade, Autoridade e Escassez.

Esses são os principais gatilhos mentais que você pode utilizar para persuadir a plateia. Existem muitos outros, mas você poderá ter grandes resultados com apenas esses.

5 – Treine por muitas horas. E depois treine mais um pouco!

Essa é a mais importante das dicas sem a menor sombra de dúvida. Ela é a responsável por fazer você ser palestrante de alto nível independente de todas as adversidades.

Não existem grandes palestras sem treino. Os melhores palestrantes do mundo passam horas e mais horas treinando cada uma de suas apresentações.

Treine muito para ser palestrante

Eu dou treinamento de vendas há duas décadas e continuo passando todos os detalhes antes de fazer um treinamento. É impossível se tornar um grande palestrante sem isso.

Eu fiz judô por muitos anos e, sempre que falava para meu sensei que estava cansado porque treinei muito, ele me respondia “o seu adversário treinou mais do que você”.

É exatamente isso que acontece com os palestrantes. Os que mais treinam são os que mais conseguem destaque e trazem melhores resultados para seu público.

Como Ser Palestrante Com o Criando Palestras e Apresentações

Você quer aprender ainda mais de como ser palestrante? Quer receber uma formação premium que traz todos os detalhes para palestrar?

Você precisa conhecer o Criando Palestras e Apresentações. É uma experiência imersiva de três dia com apenas 10 pessoas onde eu ensino todas as técnicas para ser palestrante.

É uma verdadeira mentoria exclusiva, onde eu trabalho cada um dos participantes individualmente avaliando suas qualidades e dificuldades para que possamos tirar o melhor de cada um.

Clique aqui para saber mais informações!